
TRATA-SE DO “BLUE MONDAY”, O DIA MAIS TRISTE DO ANO: A DATA FOI ESTABELECIDA BASEADA NO ESTUDO DO PSICÓLOGO CLIFF ARNALL, DO PAÍS DE GALES.
Se você está desanimado ou triste nesta segunda-feira (21), a ciência tem uma explicação: trata-se do “Blue Monday”, o dia mais triste do ano. A data foi estabelecida baseada no estudo do psicólogo Cliff Arnall, do País de Gales.
Em 2005, ele criou uma equação que aponta que a terceira segunda-feira do ano é a mais triste. Isso porque as pessoas costumam sentir culpa pelos gasto excessivos nas festas de Natal, assim como melancolia pelo fim das férias, falta de motivação e irritação com a meteorologia.
A fórmula criada pelo pesquisador para explicar a data é[W+(D-d)]xT/MxNA – “W” é o clima, “D” é o salário, “d” a dívida, “T” o tempo desde o Natal, “M” o baixo nível motivacional e “NA” a necessidade de tomar medidas.
A data, porém, é contestada na Inglaterra, onde diversos veículos de imprensa afirmam que o estudo de Arnall foi encomendada por uma empresa de turismo para criar uma data para vender passagens a preços promocionais – a fim de “curar” os efeitos da Blue Monday com uma boa dose de gasto de dinheiro. A data foi alvo até de posts em agências de fact checking, que jogaram a teoria por água abaixo.
Porém, o Blue Monday caiu na cultura popular e é um dia do ano em que você tem a desculpa perfeita para estar mal-humorado. Aproveite.
Istoé
