SELO BLOG FM (4)

Histórico: mais de 200 mil pessoas prestigiam Réveillon em Ponta Negra

FOTO: DINARTE MARIZ

Natal viveu um momento histórico na noite de ontem. Mais de 200 mil pessoas estiveram presentes na Orla da Nova Ponta Negra. O clima de celebração, paz e esperança foi abrilhantado pela queima de fogos e pelos shows de grandes estrelas no maior e mais moderno palco já montado pela Prefeitura do Natal.

A virada de ano fechou com chave de ouro uma programação de sete dias consecutivos de shows musicais com artistas locais, regionais e nacionais. Foram mais de 30 atrações gratuitas para um público diverso. Áreas especiais para Pessoas com Deficiência e para pessoas com mobilidade reduzida garantiram a acessibilidade democrática da festa.

Ao todo, aproximadamente 600 mil pessoas, entre natalenses e turistas, acompanharam os shows de nomes como Léo Santana, Limão com Mel, Sorriso Maroto, Cláudia Leitte, Zé Vaqueiro, Calcinha Preta, Luan Estilizado, Zezo, além de artistas locais como Priscila Freire, Soanata, Pedro Lucas, entre outros.

Para o último dia, um repertório especial. Duas atrações locais subiram ao palco para abrir as comemorações. O curraisnovense Giullian Monte mostrou virtuosismo na sanfona e trouxe clássicos do forró para aquecer um bom público já presente na orla no início da noite. O repertório ao estilo “sofrência” do goiano Israel Fernandes, que construiu sua carreira em Natal, também animou o público.

O clima de micareta tomou conta com a chegada de Durval Lelys e canções que marcaram gerações para celebrar a virada do ano. “Foi o maior réveillon de praia que vivi em minha vida. Obrigado pelo grande momento, prefeito Paulinho, e à querida secretária Iracy”, disse o baiano. Foi ele quem iniciou a contagem regressiva da virada e acompanhou os 12 minutos da queima de fogos sob o cenário de um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade. “Que o bem sempre vença o mal e que, com muito amor, a gente possa abençoar esse novo ano.”

Fenômeno que arrasta multidões e registrou recordes de público no último Carnaval de Natal, o pernambucano Henry Freitas, que consolidou sua carreira musical na capital potiguar, foi um show à parte. Além da performance eletrizante, subiu na marquise próxima ao palco, desceu nos ombros do segurança até o público e adentrou a madrugada para o delírio do público mais jovem.

Ricardo Chaves, que se apresentou na Redinha durante a virada, fechou a noite de festa em Ponta Negra, mantendo o ritmo até o amanhecer do dia.

O prefeito Paulinho Freire festejou o sucesso absoluto do Natal em Natal. “Foram momentos únicos para a cultura, a economia e o turismo da cidade. Ocupação hoteleira cheia, comércio aquecido, inclusive com acréscimo de R$ 90 milhões da folha salarial paga ontem, e artistas locais e nacionais como atrativos a mais para toda essa cadeia produtiva. Isso só mostra que o investimento gerou renda, emprego e que estamos no caminho certo. E 2026 será ainda melhor.”

O chefe do Executivo municipal também frisou a importância das parcerias para fortalecer o evento. “Buscamos a iniciativa privada e o Ministério do Turismo para tirar cada vez menos do cofre municipal. Mas, para atrair parcerias, é preciso realizar. E mostramos o sucesso do evento. No próximo ano, com certeza, teremos ainda mais parceiros para somar.”

A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, ressaltou a montagem da maior estrutura de shows já realizada pela Prefeitura do Natal. “Os dois polos foram pensados para garantir acesso democrático à festa. Tanto Ponta Negra quanto a Redinha receberam programações que dialogam com públicos diferentes, valorizam a cultura e transformam a virada do ano em um momento de celebração coletiva.”

A forma de celebrar foi variada. Enquanto muitos caíram na folia motivados pelos shows, Washington Damásio armou uma rede entre dois coqueiros, na altura do Hotel Esmeralda. “Fico na minha, escuto o show ao vivo e curto à minha maneira.” O casal Amália Leandra e Elizabeth Canário também preferiu a tranquilidade mais afastada do palco. “Na virada do ano, preferimos nosso momento. Aqui podemos conversar, beber e curtir o show do mesmo jeito.”

Na Área PCD, o para-atleta Ericson Diego acompanhou o show com visão privilegiada, em frente ao palco. “Só posso agradecer à Prefeitura pelo espaço.” O Camarote Solidário também reservou área próxima ao palco para quem contribuiu com três latas de leite. A arrecadação ultrapassou 12 mil unidades, que serão distribuídas entre 94 instituições cadastradas pelo Banco de Alimentos, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

Com reforço no efetivo militar e civil mobilizado para o evento, a segurança foi garantida. Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal registraram apenas pequenas ocorrências ao longo do dia.

Para assegurar organização, segurança e conforto durante as festividades do Réveillon, a Prefeitura também reforçou a operação do transporte público. A partir das 16h, o sistema passou a operar com reforço nas linhas que atendem as regiões da cidade e fazem ligação com as praias da Redinha e de Ponta Negra.

Após os shows, o retorno para casa foi facilitado com transporte público gratuito. Linhas especiais e os chamados “corujões” operaram até as primeiras horas da manhã. Em Ponta Negra, o embarque ocorreu na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em frente ao Villarte. Ao todo, dezenas de veículos fizeram centenas de viagens, garantindo mobilidade, segurança e o direito ao lazer à população.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui