Implantar um programa de garantia de renda mínima para atender a população mais necessitada de Natal. Essa é uma das ideias que o candidato a prefeito da capital pelo PSB, Hermano, quer implantar na sua gestão. Nas andanças durante a campanha e em entrevistas à imprensa, ele tem defendido um governo voltado para as necessidades básicas da sociedade e para a utilização da tecnologia como aliada na administração pública.
Para implantar o programa, Hermano diz que é preciso fazer um estudo e verificar os que mais necessitam para agir dentro das possibilidades da Prefeitura. “É uma questão de prioridade. Não podemos ignorar a situação de Natal, onde mais de 50 mil pessoas vivem na extrema pobreza. Vamos fazer uma gestão austera sem desperdício”, destaca ele.
Hermano usa como referência programa similar que acontece na cidade de São Paulo, que assegura a melhoria das condições de vida do grupo familiar por meio da concessão de benefício financeiro. Para ser inserida no programa, a família deve ter renda de até R$175,00 por pessoa e ter filhos ou dependentes em idade escolar matriculados na escola.
Outra proposta apresentada por Hermano durante a campanha e igualmente voltada para famílias de baixa renda é o “Creche para Todas”. Por meio deste projeto ele pretende ampliar o número de vagas em creches em Natal.
Hermano conta que apenas 34% das crianças de Natal tem direito à creche e o preenchimento das vagas acontece por sorteio. “Educação não pode ser uma questão de sorte”, frisa o candidato do PSB. Ele quer elevar esse número para 50% com um grande programa de ampliação de vagas e conceder um auxílio-financeiro para as famílias usarem em instituições cadastradas pela Prefeitura Municipal.