O Herbário do Parque das Dunas (RN) obteve, na última semana, aprovação do projeto “Incorporação do Herbário Sebastião de Urias de Paula para a coleção do Herbário Parque das Dunas (RN)”, selecionado para receber ajuda financeira, através da Internacional Association for Plant Taxonomy – IAPT (Eslováquia), organização sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar e facilitar a pesquisa taxonômica, sistemática e nomenclatura de plantas, assim como apoiar pequenos herbários.
O IAPT abre anualmente um edital de apoio a pequenos herbários. Ao todo, serão doados 2 mil dólares em material específico de coleções botânicas: armários adaptados, um estúdio fotográfico para a digitalização das amostras botânicas, além de material para montagem de exsicatas.
O Herbário Parque das Dunas é a terceira maior coleção de plantas do RN, que tem como principal diferencial, uma ampla coleção de plantas de áreas protegidas do estado. São aproximadamente 7 mil amostras de plantas de todo o Rio Grande do Norte. O Herbário tem apoiado a pesquisa científica de pesquisadores de diversas instituições de ensino, assim como preza pelo auxílio ao licenciamento ambiental e às consultorias.
“O Parque das Dunas está em contato com especialistas na área de botânica de todo o mundo, enviando e recebendo amostras, identificações e informações sobre a rica flora potiguar, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento florístico. Receber esse apoio financeiro é uma conquista para nós do Rio Grande do Norte, não só para a comunidade científica, mas para todos que atuam na conservação da natureza, e, principalmente, a nossa flora potiguar”, comentou o botânico do Parque das Dunas, Alan Roque.
Reconhecimento
A flora do RN vem ganhando reconhecimento internacional nos últimos anos. O guia de campo “Árvores do Parque das Dunas” foi publicado pela Field Guides Museum, contendo fotografias de 50 árvores nativas que ocorrem na Unidade de Conservação. Em 2020, o Guia Cactaceae do RN também foi publicado pelo Field Museum de Chicago, nos Estados Unidos, reunindo 14 espécies de cactos que possuem ocorrência no Estado, tanto no Bioma de Caatinga quanto na Mata Atlântica.
O Herbário Parque das Dunas já obteve outro reconhecimento internacional ao ser indexado no Index Herbariorum, do The New York Botanical Garden, em 2018, e a coleção também foi disponibilizada on-line pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.