SELO BLOG FM (4)

Haddad diz que reforma do Imposto de Renda só deve vir no fim do ano

FOTO: WASHINGTON COSTA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta terça-feira (18/7), que a reforma do Imposto de Renda (IR) só deverá ocorrer no fim de 2023.

O titular da pasta foi questionado por jornalistas quando o governo vai enviar o projeto ao Congresso Nacional, e respondeu: “Isso é só depois da aprovação da reforma tributária do consumo, mais para o fim do ano”.

Essa é uma mudança na indicação dada pelo próprio Haddad na semana passada, quando afirmou que a segunda fase da reforma tributária, que vai incidir sobre a renda e o patrimônio, não vai aguardar a conclusão da primeira fase, sobre o consumo.

Perguntado se há uma definição sobre a alíquota para lucros e dividendos e sobre a do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ), ele negou: “Não. Nós vamos começar as discussões internas da Fazenda, vamos apresentar para a área econômica, fazer o mesmo protocolo que a gente sempre faz para as coisas saírem bem feitas”.

O ministro acrescentou que o governo não está contando com a aprovação dessa segunda etapa da reforma para cumprir a meta fiscal de déficit 0 em 2024.

Em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta terça, Haddad avaliou que a discussão sobre a segunda etapa da reforma tributária enfrentará resistência muito maior de setores que hoje o aplaudem.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui