SELO BLOG FM (4)

“Há relatos de pessoas que não comem há dois dias”: atrasos na alimentação motivam protesto em hospitais em Natal

FOTO: SINDSAUDE

Profissionais da saúde realizam nesta segunda-feira (22) um protesto em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, para denunciar atrasos no pagamento de salários e de auxílio-alimentação de trabalhadores terceirizados. Segundo o Sindsaúde/RN, parte dos funcionários ainda não recebeu o salário referente ao mês de agosto e o auxílio-alimentação está atrasado há cerca de cinco meses.

A paralisação afeta diretamente pacientes, acompanhantes e plantonistas, segundo a entidade. Em alguns hospitais do estado, a suspensão das refeições já se prolonga por dias: o Hospital Giselda Trigueiro e o Hospital de São José de Mipibu estão sem alimentação desde 15 de setembro; o Walfredo Gurgel, desde 16, e o Hospital Santa Catarina, desde 18 de setembro.

De acordo com relatos de acompanhantes de pacientes, muitos vindos do interior, a falta de alimentação tem causado dificuldades. Há registros de pessoas que não se alimentaram por dois dias e de famílias que precisaram dividir uma única refeição entre três pessoas.

O Sindsaúde/RN informou que a paralisação dos terceirizados se soma a uma redução de escala de trabalho já aprovada pelos servidores estaduais da saúde. A entidade destacou a importância da cobertura da imprensa para pressionar por soluções que garantam a continuidade do serviço e o atendimento adequado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Portal da Tropical

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui