Os principais desafios e oportunidades para o hidrogênio renovável no Brasil e no mundo estarão no centro das discussões em Natal, nos dias 23 e 24 de março, no Fórum Internacional de Hidrogênio Renovável, o H2Tech. O evento será realizado pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) como parte da programação em comemoração aos 70 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). O ISI-ER faz parte do Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN.
Pesquisadores do Instituto, principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade, estudam e executam projetos envolvendo rotas alternativas de produção de hidrogênio – aquelas que não geram emissão de carbono no processo industrial – há mais de 10 anos.
“O objetivo com o Fórum agora é fomentar a discussão sobre a descarbonização em diferentes setores da indústria e a importância da aplicação do hidrogênio renovável para esse fim”, observa o diretor do SENAI e do ISI-ER, Rodrigo Mello.
“Nesse contexto, vamos reunir especialistas e pesquisadores do Brasil e da Alemanha, levantando questões chaves para o setor de hidrogênio renovável, como tecnologias para a produção, compromissos climáticos que precisam ser cumpridos e o contexto da transição energética, buscando fortalecer a indústria e auxiliar o Brasil nesse processo”, acrescenta.