O Rio Grande do Norte ficou fora do ranking das 20 cidades mais procuradas para o feriadão. Os números foram divulgados pela agência de viagens Viajanet, que apura o volume de compras de passagens aéreas no País. O fato ganhou repercussão no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante pronunciamento do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB), na sessão plenária desta quinta-feira (20).
“A insegurança no RN virou notícia internacional e atingiu em cheio o turismo do Estado. Natal ficou pela primeira vez fora da lista das mais procuradas para o feriado de 21 de abril. Isso é direção certa?”, questionou o parlamentar. Ainda de acordo com o tucano, a capital potiguar teve volume de compras de passagens aéreas inferior a 1,45% do total.
Segundo o deputado, “quem paga a conta é a cadeia do turismo”. O ranking tem a liderança de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Salvador. Outras oito cidades do Nordeste também estão no levantamento. “Enquanto todos crescem, nosso RN segue no atraso e na contramão do crescimento. É a direção certa para o buraco”.
Em seu discurso, Gustavo Carvalho foi aparteado pelo deputado estadual José Dias (PSDB), que concordou com as críticas apresentadas pelo colega de plenário. “A situação ficou mais dramática após os episódios dos atentados, e o que a governadora fez foi tentar negociar até a exaustão”, relembrou José Dias, em referência aos atos criminosos registrados no mês de março em diversas cidades do RN.