A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) atuou durante todo o final de semana com a Guarda Municipal do Natal (GMN) integrada as ações da Operação Pacto pela Vida, que tem o objetivo de combater aglomerações e outras atitudes contrárias aos decretos Municipal e Estadual de prevenção ao contágio pelo coronavírus. A Operação contou com comboio de 22 viaturas envolvendo, além da GMN, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Semurb, Semsur e STTU.
As fiscalizações resultaram na interdição de um parque de vaquejada, apreensão de equipamentos de som, dispersão de pessoas em festas e bares em Natal e Grande Natal. Na capital, houve ações de fiscalização e dispersão de aglomerações na Rua Conselheiro Tristão (Redinha), Av. Engenheiro Roberto Freire (Ponta Negra), Rua Araxá (Conjunto Pirangi), Av. Das Alagoas (Neópolis), entre outros.
Já na região metropolitana, um Parque de Vaquejada, situado no Distrito de Caiana, em Extremoz, foi interditado pelas forças policiais por se encontrar promovendo competição com aglomeração de pessoas infringindo os decretos de combate ao coronavírus. No local estava ocorrendo vaquejada com a presença de vaqueiros e público, além de utilização de som.
O comandante da GMN, Alberfran Grilo, explicou que diversas denúncias foram recebidas pelas equipes de fiscalização que se dividiram para atender os chamados que na sua maioria versavam sobre aglomerações em locais públicos e utilização de equipamentos de som, também gerando concentração de pessoas. O comandante também falou que devido a um jogo de futebol nacional, alguns bares infringiram as regras com número alto de pessoas no mesmo local.
“Foi um final de semana de intensa fiscalização. Muitas denúncias e flagrantes de pessoas que insistem em desrespeitar as regras sanitárias e colocar a saúde da população em perigo. Nossas equipes estão dando tudo para combater essas ilegalidades, mas precisamos também que a sociedade nos ajude e respeite os decretos que prezam pela vida das pessoas”, pediu o comandante.
As fiscalizações seguem durante toda a semana e qualquer denúncia pode ser feita no número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que será repassada para as guarnições operacionais.