O serviço de patrulhamento e fiscalização realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) dentro do Parque da Cidade foi intensificado a partir dessa terça-feira (11), com a abertura da unidade para a visitação pública. Os guardas municipais já iniciaram as ações que têm o objetivo de zelar pela segurança dos cidadãos que frequentam o local e priorizar o respeito às normas sanitárias que estão sendo exigidas dos frequentadores como forma de prevenção ao novo coronavírus.
As medidas de prevenção já são averiguadas pelo patrulhamento a partir da entrada do Parque da Cidade, onde a permissão para entrar somente é dada àqueles que estiverem utilizando máscaras de proteção. Nessa primeira fase de abertura gradual do Parque, a entrada será permitida apenas pelo acesso do prolongamento da Avenida Prudente de Moraes, no horário das 14h30 às 17h30, e o estacionamento está limitado a 50% da capacidade total de veículos.
Durante todo o horário de abertura ao público, guardas municipais estão patrulhando e averiguando situações que possam comprometer a segurança dos visitantes, como realização de exercícios sem máscaras de proteção, aglomerações em pontos de circulação, descarte de máscaras ou lixo na área de proteção, entre outros. O efetivo realiza rondas em todos os locais de circulação de pessoas, desde a entrada, estacionamento, trilhas, pontos de descanso, banheiros, rampa e demais acessos.
A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Mônica Santos, lembrou que além dos guardas lotados no Grupamento de Ação Ambiental, o Comando da GMN está com guarnições da Ronda de Proteção Ambiental (Ropam) somente para atuar nesses casos de fiscalização e segurança do Parque. “Para o Ropam estamos disponibilizando diárias operacionais para que guardas municipais de folga reforcem as atividades de fiscalização no Parque. Pedimos sempre que a população cumpra às normas, pois o objetivo é a proteção da sociedade”, comentou a secretária.
A Guarda Municipal do Natal (GMN) mantém patrulhamento 24h na área do Parque da Cidade do Natal. Os guardas lotados no Grupamento Ambiental da GMN e no Ropam atuam juntos no sentido de zelar pela segurança das pessoas que visitam a área de preservação, como também evitar qualquer ação danosa ao meio ambiente.
Além de fazer a segurança preventiva de todos os cidadãos que frequentam o Parque da Cidade do Natal na intenção de evitar roubos, furtos e outros delitos, os guardas municipais ainda realizam um trabalho de orientação aos visitantes e frequentadores do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte sobre a utilização correta dos trechos de ciclovia e de caminhada de pedestres. A medida busca levar segurança as pessoas que realizam atividades físicas nas trilhas pavimentadas existentes ao longo da área de preservação ambiental.