A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) deflagrou nas primeiras horas desta segunda-feira (02) a Operação Finados, que tem o objetivo de manter a segurança de centenas de cidadãos que devem visitar os cemitérios públicos da capital durante o Dia de Finados. A ação contou com patrulhamento e com rondas de segurança preventiva das 5h às 21h.
De acordo com informações repassadas pelo Subcomando de Segurança da GMN, foram deslocadas para as áreas onde se situam os cemitérios públicos viaturas de patrulhamento ostensivo e guardas municipais equipados com armamento letal e menos que letal e realizados pontos bases e móvel nos cemitérios do Alecrim, Nova Descoberta, Redinha, Pajuçara, Ponta Negra, Igapó e Bom Pastor I e II. “Os oito cemitérios da cidade que estão sob a responsabilidade da Prefeitura estão com segurança reforçada”, assegurou a secretária da Semdes, Mônica Santos,
O plano da Operação utiliza 120 guardas municipais. A atenção maior dos guardas foi intensificada durante as celebrações religiosas. A situação requer um olhar mais atento devido à concentração de pessoas que é ampliada, aumentando a probabilidade de ações delituosas de furtos e roubos.
O comandante da GMN, Alberfran Grilo, ressaltou que a missão da GMN é manter a tranquilidade e a ordem durante visitação aos túmulos. “Nosso objetivo é manter a segurança evitando qualquer tipo de delito contra os cidadãos, de maneira que eles possam visitar seus entes queridos em um ambiente de paz e tranquilidade, e para isso nossos agentes vão atuar ostensivamente durante todo o dia”, informou.
O subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, adiantou que o patrulhamento conta com guardas municipais lotados no serviço regular e outros que em serviço extra. “Nosso objetivo é coibir crimes contra a pessoa e o patrimônio, desenvolver patrulhamento de combate a poluição sonora em especial no entorno dos cemitérios, como também estabelecer o apoio às demais secretarias do município que atuarão nos principais cemitérios públicos da cidade”, comunicou o subcomandante.
O subcomandante de Instrução e Material da GMN, Isaque Nicácio, informou que disponibilizaria 10 viaturas de patrulhamento e equiparia as guarnições de segurança preventiva com carabinas CTT .40, espingardas calibre 12, pistolas .40 e 380, além de revólveres, tasers, tonfas, espargidores de pimenta, coletes balísticos, algemas e rádios comunicadores portáteis (Hts).