A Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Ropam/GMN) vem reforçando as orientações à população que visita a área do Parque da Cidade do Natal, no sentido de apontar para a atenção às normas exigidas dentro da reserva ambiental que é uma das mais importantes da capital potiguar. O trabalho dos guardas municipais está focado principalmente na circulação das trilhas pavimentadas e naturais, como também no uso de bicicletas e respeito a fauna e flora nativa.
A área do Parque da Cidade é bem sinalizada com as informações e normas, porém é preciso que as pessoas fiquem atentas as orientações e sigam corretamente os procedimentos que têm como fator primordial a preservação e o uso racional e sustentável da área. A obediência à sinalização que orienta as trilhas para caminhada, como também a direcionada ao ciclista e ainda a velocidade permitida para pedalar são importantes para que sejam evitados acidentes ou qualquer outro tipo de conflito relacionado com a inobservância das regras.
Com a criação do Ropam/GMN pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) o patrulhamento de guardas municipais foi ampliado no Parque da Cidade reforçando a atuação do Grupamento de Ação Ambiental (Gaam/GM) que já atuava no Parque. Qualquer dúvida sobre os procedimentos pode ser tirada diretamente com os guardas que fazem a segurança da área e orientam as pessoas que frequentam a unidade ambiental. O patrulhamento segue por 24h todos os dias da semana.
Um dos cuidados mais importantes que os visitantes devem ter é com os animais que frequentemente cruzam as áreas de trilhas. Nessa situação, é proibido fazer qualquer ato que atente contra a integridade física dos mesmos ou outra ação que busque capturar qualquer ser vivo da fauna ou da flora local.
Além das trilhas naturais, o Parque da Cidade dispõe de outras cinco trilhas pavimentadas: Pau Brasil (1.360m), Pôr-do-Sol (640m), Vento (600m), Nascente (300m), e Torre (220m).