A Guarda Municipal do Natal (GMN) completa nesta quinta-feira (04), 29 anos de serviços prestados na área de prevenção e promoção da segurança pública na capital do RN. Criada no ano de 1991 pela lei municipal 4.000, a corporação tem como missão a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração com a segurança pública, preservação da vida, do patrimônio público, histórico e ambiental.
Com a demanda ampliada pela lei federal 13.022/2014, a GMN dimensionou seus serviços de patrulhamento e ronda ostensiva ampliando a atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e do Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa), além de criar pelotões específicos como a Ronda de Proteção Escolar (Rope) e a Ronda da Saúde (RondaS) e Ronda de Proteção Ambiental (Ropam), que agem na segurança preventiva das escolas municipais, das unidades de saúde e nas área da reserva ambiental do Parque da Cidade pertencentes ao município.
A GMN deu um salto na atuação durante o último ano com investimentos que viabilizaram a aquisição de novas motocicletas de patrulhamento, novas viaturas operacionais, aquisição de armamento, munição, coletes balístico, rádios digitais portáteis de comunicação, além da regularização dos procedimentos de qualificação do efetivo e da análise psicológica dos agentes, de modo a manter a legalização do porte de arma de fogo da instituição.
Os guardas municipais também tiveram avanços nas condições salarias nesses anos com o decreto de equiparação salarial e nivelamento da Guarda Municipal, e principalmente com a sanção do prefeito Álvaro Dias do Plano de Cargos dos integrantes da GMN, um sonho de 28 anos da corporação. Os projetos de segurança preventiva operados pela GMN, como o Programa Semente Cidadã e o Agente Mirim Ambiental de Natal, também contaram com investimentos de equipamentos e fardamentos.
Com a prorrogação do prazo alcançado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) no tocante ao convênio de estruturação da GMN com o Ministério da Justiça foi possível equipar a corporação com novos computadores, ar-condicionado e outros equipamentos importantes para o desenvolvimento das ações da instituição.
A GMN também conta com atuação permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que reúne as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Itep, Defesa Civil e outras.
A secretária da Semdes, Mônica Santos, ressaltou a importância do trabalho de segurança e prevenção realizado cotidianamente pela corporação junto ao cidadão natalense, e parabenizou o efetivo ao qual a secretária caracterizou como qualificado no cumprimento da sua missão social. “Parabenizo os bravos integrantes da Guarda Municipal do Natal que têm a sublime missão da prevenir contra o crime, proteger o cidadão e zelar pela paz social.
Nesses 29 anos de trabalho por Natal, sabemos da importância de cada homem e mulher dessa corporação para a vida de todos os natalenses. Natal agradece”, exaltou.
Já o comandante da GMN, Alberfran Câmara, pontuou os avanços da corporação como a compra de material bélico e a construção de uma base regional que está pra ser entregue no bairro do Alecrim, além de lembrar do respeito social que a GMN tem da sociedade. “Hoje é um dia para comemorar, mostrar o que já avançamos e renovar as esperanças em dias melhores que estão sendo construídos diariamente com o nosso trabalho. A GMN cresceu e vai seguir assim, ampliando e melhorando o serviço de segurança pública”. concluiu o comandante.