Com a publicação do novo decreto de prevenção e combate ao contágio pelo novo coronavírus, que entra em vigor no sábado (20), a Guarda Municipal do Natal (GMN), por meio do Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa) intensificou o roteiro de patrulhamento nos prédios públicos municipais da capital com o intuito de evitar furtos, roubos, arrombamentos e vandalismo.
A medida consiste em montar e operar um roteiro de rondas planejada de maneira a contemplar todos os prédios das secretarias municipais, como também outras unidades e órgãos de atividade pública do município focando na segurança preventiva, proximidade de viaturas para atender possíveis ocorrências e presença dos guardas municipais para inibir delitos.
Um ponto importante orientando pelas guarnições do Gapa/GMN é que os prédios que dispõem de agentes patrimonias fazendo a vigilância se mantenham atentos, principalmente naqueles onde a circulação de pessoas deve ser diminuída ou ocorra suspensão das atividades por determinação do decreto. Os agentes patrimonias podem solicitar apoio das viaturas de área da GMN a qualquer horário, pois o serviço de segurança preventiva realizado pela corporação é 24h.
A secretária da Semdes, Sheila Freitas, explicou que a iniciativa tem mais um caráter de prevenção, já que prédios fechados desperta o interesse de criminosos que, geralmente, praticam arrombamentos e roubos. “Esse é um trabalho que a Guarda já faz diariamente, o que estamos fazendo agora é intensificando sempre com o objetivo de zelar pelo bem público”, disse.
Para acionar as viaturas de patrulhamento da Guarda Municipal do Natal o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições de área serão acionadas para atender ao chamado.