
Em todo o Brasil, manifestações estão sendo programadas para esta terça-feira, feriado de 7 de Setembro. Com a suspensão do desfile cívico anual, grupos se organizam para promover atos políticos nas principais cidades. Em Natal, foram planejadas mobilizações de militantes tanto de Direita quanto de Esquerda. Ambas devem ocorrer tendo como pontos de encontro as praças do bairro Petrópolis, zona leste da capital.
Um ato de simpatizantes do Governo Federal está marcado para as 11h, nas Praça Pedro Velho, mais conhecida como Praça Cívica. As concentrações ocorrerão às 9h, no Centro de Convenções, na zona sul, e também às 7h30, na avenida das Fronteiras, na zona norte. Desses pontos, os grupos partirão rumo à praça. Segundo os organizadores, estão previstas caravanas saindo do conjunto Amarante, em São Gonçalo do Amarante, às 7h; de Extremoz (9h), Parnamirim (8h30), Canguaretama (7h45), Assu (4h30), Macaíba (8h), Goianinha (8h), São José de Mipibu (7h), Ceará-Mirim (8h) e São Paulo do Potengi (8h).
Além dessa manifestação às 11h, também há a previsão de que ocorra outra de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro às 15h, próximo ao cruzamento das avenidas Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira) e Salgado filho.
Já a manifestação contra o presidente da República está prevista para as 9h, na Praça das Flores, em Petrópolis. Centrais sindicais e partidos adversários da atual gestão federal farão a concentração no local e seguirão pela Ladeira do Sol até a praia do Forte. A manifestação também integra o chamado “Grito dos Excluídos”, uma mobilização que acontece em todo o Brasil. De acordo com o grupo, a manifestação ocorre “em favor da democracia, contra privatizações de estatais e em defesa do serviço público”.
Segurança
Para monitorar as manifestações que irão acontecer no feriado de 7 de setembro, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN) ativará durante todo o dia o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que atuará em conjunto com os demais órgãos de segurança do Rio Grande do Norte.
Apesar da suspensão do desfile cívico anual por parte do Ministério da Defesa, a SESED reforçará os acompanhamentos aos atos de manifestação que acontecerão em diversos pontos da cidade.
Com função de patrulhamento ostensivo e de apoio, a Polícia Militar foi procurada por representantes das manifestações para organizar um planejamento de controle com delimitação de espaços e horários para as aglomerações. O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) informou que os policiais acompanharão de perto os atos por meio de viaturas, em motos, a cavalo e também a pé.
A Polícia Civil também terá atuação de vigilância aos atos no dia da independência. Para eventuais ocorrências, a Delegacia Geral (DEGEPOL) recomendou a instalação de uma delegacia de plantão com equipe completa, que funcionará das 8h às 20h no Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil (CODEPC), localizado na Avenida Ayrton Senna, no bairro de Neópolis.
Portal da Tropical

