Um dos mais longevos grupos empresariais do Rio Grande do Norte, O Borrachão está investindo em um novo posicionamento, com o objetivo de consolidar junto ao público o portfólio de produtos e serviços da empresa e dar início a uma nova fase no relacionamento com o cliente e o mercado. Com 43 anos de história, o grupo volta-se para atender a dois polos: por um lado, o consumidor seleto e exigente com os produtos e serviços e, por outro, a indústria, que demanda qualidade e compromisso com entregas de alto nível.
Nesta nova fase, o grupo passa a trabalhar duas vertentes: O Borrachão Industrial e O Borrachão Revestimentos. Já tradicional, o setor de revestimentos atende a grandes obras, através das construtoras, mas também ao cliente final residencial, levando praticidade e flexibilidade ao processo de execução, já que oferece produto e serviço casados. Um dos principais diferenciais para o consumidor é garantir não somente o produto de qualidade, mas também a execução de serviços sem dores de cabeça, com uma mão de obra especializada e registrada.
Lojas terão nova marca e identidade visual
A diretora de relacionamento do grupo, Renalle Diniz Costa Gurgel, explica que dentro das ações de reposicionamento estão o novo design da marca e identidade visual de O Borrachão, de modo que o consumidor possa identificar, com maior facilidade, o perfil da empresa. “Investimos em uma marca mais limpa, leve, continuando a valorizar o nome O Borrachão, que é muito forte no RN, mas indicando ao mercado nosso novo posicionamento”, afirma.
A diretora Comercial e de Marketing, Raissa Diniz Costa, afirma que a visão do grupo é de que é preciso inovar, investir em mudanças, mesmo em um momento que não apresente o cenário mais promissor do ponto de vista econômico e que o mercado passe por um processo de acomodação, enfrentado atualmente.
“O cenário ainda não é o mais promissor, mas a gente entende que em toda mudança, em todo o processo de acomodação do mercado, devemos estar sempre ativos. Temos que inovar, que mudar, para atender ao cliente da melhor forma, trazendo para ele as melhores negociações”, destaca.
Raissa Diniz ressalta que o momento leva o cliente a realizar seu investimento, buscando a melhor opção não somente com referência ao preço, mas ao atendimento como um todo. “O cliente quer a melhor opção, não só de preço, mas de serviço composto: preço, produto e qualidade no atendimento, que é fundamental hoje”, afirmou, ressaltando que a empresa está realizando um forte trabalho de endomarketing junto aos seus colaboradores, tendo como resultado uma visão mais completa da assistência ao cliente.
Tradição e credibilidade formam imagem positiva
Para investir nos novos posicionamentos, O Borrachão foi às ruas ouvir o natalense sobre a imagem e conceito que ele tem das lojas, com a realização de uma pesquisa de mercado pela Perfil Pesquisas Técnicas, em março deste ano. A pesquisa confirmou a imagem sólida da empresa perante a sociedade: dentre os que conhecem a marca, 91% têm uma imagem muito positiva da marca e das lojas O Borrachão.
Entre as características positivas da empresa mais destacadas pelos consumidores estão a tradição, a credibilidade, a localização as lojas, a força da marca no mercado e a variedade de produtos. Outro ponto ressaltado pelo público pesquisado é a excelente variedade de produtos e serviços oferecidos pelo O Borrachão, destacada por quase a totalidade das pessoas ouvidas.
O atendimento das lojas é aprovado por quase 90% dos entrevistados e a qualidade dos produtos oferecidos, por 96%. Já a estrutura das lojas, que passará por reformas e reestruturação em breve, também já é apontada pelo consumidor como um diferencial positivo.
O levantamento ouviu pessoas das quatro zonas de Natal, tanto homens quanto mulheres, e das mais diversas classes sociais. Em função do alto índice positivo de avaliação, quase que a totalidade dos entrevistados afirmou que indicaria as lojas O Borrachão para um amigo, ou seja, mais de 97% dos entrevistados.
Convenção prepara público interno para nova fase
Inovar e renovar-se como empresa exige não somente uma série de ações externas para o mercado, mas também a informação e preparação da equipe de colaboradores e a comunicação de cada novo passo junto aos fornecedores. Foi pensando nesse conjunto que O Borrachão realizou, no dia 16 de março, a primeira Convenção O Borrachão “No Alto da Montanha”, em que reuniu mais de 90 pessoas para uma tarde/noite de palestras, reflexão, motivação e, principalmente, de preparação para o salto de mudanças da empresa.
O evento foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Barreira Roxa, tendo o engajamento do time como etapa fundamental da execução do planejamento estratégico para 2019 e formatado de forma lúdica, como analogia às transformações sofridas pela águia em seu processo de renovação, cujo processo é convergente com o da empresa.
Nesse contexto, foi apresentada a nova marca e identidade visual do Grupo, realizada palestra sobre mudança de mentalidade, isto é, abertura para mudanças comportamentais, e os principais temas empresariais foram discutidos em um Talk Show descontraído apresentado pela jornalista Anna Alyne Cunha.
Houve ainda “Arquivo Confidencial” com depoimentos de familiares de colaboradores de O Borrachão, que reforçaram seus vínculos com a empresa. Para fechar o evento, os participantes foram brindados com uma palestra motivacional conduzida por Jussier Ramalho, sobre comportamento e oportunidades.
Lado a lado, participaram da convenção a diretoria, os colaboradores, fornecedores e clientes, tratando das inovações que enxergam nesse novo cenário e da enorme motivação que envolve o novo momento de O Borrachão no mercado potiguar.