O Grupo Estação de Teatro lança na próxima segunda-feira, dia 30, uma ação para incentivar a leitura e aproximar as crianças do universo dos contos tradicionais brasileiros. Através do projeto Estação Criança, a ideia é estimular a imaginação do público infantil e fortalecer conhecimento da cultura.
O projeto doará ao acervo das escolas da rede pública de ensino o Kit Estação Criança, composto por um CD duplo com histórias e canções populares e autorais que integram o repertório dos espetáculos de contação de histórias do grupo, visando o desenvolvimento de atividades educativas.
Também será entregue a chamada “Caixa Cascudo de Histórias”, que traz uma coleção de cartas ilustradas resumindo 20 contos populares colhidos pelo pesquisador da cultura popular brasileira Luís da Câmara Cascudo. O kit será distribuído para diversas escolas da rede de ensino pública de Natal.
O projeto Estação Criança contempla uma temporada de oito apresentações dos espetáculos infantis “Estação dos Contos” e “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada” para crianças de escolas da rede pública de Natal.
As apresentações acontecerão nos dias 01, 02, 08 e 09 de junho, com sessões às 9h e 14h30, no Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
O Estação Criança é um projeto cultural do Grupo Estação de Teatro, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e contemplado no Programa de Patrocínios Cosern 2015. A Cosern investe em diversas iniciativas de reconhecido mérito sociocultural e ambiental, por meio das Leis de Incentivo à Cultura Estadual e Federal, como elemento de integração da empresa com a sociedade e de contribuição para o desenvolvimento sustentável da região. Baseada no respeito aos costumes e culturas locais, no desenvolvimento da educação e na disseminação de valores socioambientais, a empresa seleciona projetos que tenham como característica a promoção da cultura e o desenvolvimento econômico e social de comunidades inseridas na sua área de atuação.
“Se o desenvolvimento de uma sociedade implica também no estímulo à imaginação e autonomia, bem como o conhecimento de sua cultura, devemos permitir que o sujeito se identifique em sua história, língua, estado e país, se enraíze e se sinta apto a exercer os seus direitos e deveres cívicos. A parceria entre iniciativas privadas e públicas para o desenvolvimento dos grupos agentes de arte e cultura se torna fundamental nesse ponto.”, comenta Nara Kelly, coordenadora do projeto e atriz do Grupo Estação.
O programa será lançado às 8h30 na sede do grupo, localizada no TECESol, em Neópolis. O projeto tem patrocínio da Cosern, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e conta com a produção da Mapa Realizações Culturais.
Estação de contos
O Grupo Estação de Teatro atua profissionalmente desde 2009 no cenário teatral potiguar. Contam espetáculos com forte pesquisa musical e são comprometidos com o incentivo à leitura, através da contação de histórias e da valorização da cultura popular.
Para o projeto de incentivo à leitura, o grupo vai utilizar os espetáculos “Estação de contos” e “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”.
O Estação dos Contos apresenta músicas e brincadeiras populares. As histórias de tradição popular, como Brinquinhos de Ouro, O céu de estrelas e O caso do Bolinho, são intercaladas com músicas originais, especialmente compostas para o espetáculo, além de músicas do cancioneiro infantil. Já as brincadeiras populares como Boca de Forno, Se eu digo sim, você diz não, Bambu e Adivinhas garantem a diversão da criançada. É um dos primeiros espetáculos de contação de histórias do grupo, tem direção de Rogério Ferraz, e texto criado pelo grupo a partir de histórias, músicas e brincadeiras populares.
O espetáculo músico-teatral “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada” envolve em um só momento lúdico, a contação de histórias e a cultura popular centrada nos temas da fauna nordestina e da música de rabeca. As músicas compostas por Caio Padilha são homenagens à cultura nordestina e aos grandes mestres da música regional como Luiz Gonzaga.