A manhã desta sexta-feira, 14, começou com protestos e rodovias federais bloqueadas em Natal. Na rotatória que liga as BRs 101 e 406, no conjunto Parque dos Coqueiros, manifestantes atearam fogo em pneus em todas as saídas e o trânsito ficou bloqueado.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o fechamento das vias começou antes das 5 horas. Depois das 6h, o fluxo começou a ser liberado, mas ainda há retenção.
O protesto é contra a reforma da previdência e os cortes na educação e faz parte do dia de greve geral, marcado para esta sexta.
Dia de transtornos
A semana marcada por intensas chuvas na grande Natal deixou vários pontos de alagamentos causando transtornos para quem precisou sair de casa. A novela “Cidade Alagada” já é velha, o natalense já vem sendo protagonista há anos da trama. Nesta sexta-feira, além de lidar com os problemas causados pelos alagamentos, ainda terá de “driblar” a falta de muitos serviços essenciais.
Sem Transporte Público
Natal começou o dia sem ônibus nas ruas. Em dias normais, as primeiras viagens saem dos terminais depois das 4 horas. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), os veículos opcionais estão autorizados a circular no mesmo itinerário das linhas de ônibus. Além disso, táxis, escolares e veículos de turismo credenciados no DER também estão liberados para realizar lotação.
Ainda não há previsão para os ônibus circularem. A STTU determinou que as empresas garantam 30% da frota nas ruas.
Sobre a Greve Geral
Depois das paralisações convocadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais, com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, os trabalhadores vão cruzar os braços, mas também vão participar de atos políticos marcados em todas as capitais e em várias cidades do interior.
Em Natal, o ato político será na calçada do Midway às 15 horas e termina com um show político cultural na praça de Mirassol.
Cidades do Interior
Açu – Concentração 7h30 ao lado do INSS
Caicó – Ato público às 7h30 na Praça da Alimentação, no centro.
Mossoró – Assembleia unificada na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do RN (Sinte/RN), às 7 horas.
Outros municípios também prometem atos, como em Caraúbas, Angicos, Pau dos Ferros, Apodi, Canguaretama, São Paulo do Potengi.