SELO BLOG FM (4)

Governo trata com Arquidiocese de Natal a criação de um museu de arte sacra

A GOVERNADORA RECEBEU O ARCEBISPO DE NATAL, DOM JAIME VIEIRA ROCHA. ACOMPANHADO PELO PÁROCO DE PARNAMIRIM, PADRE MURILO PAIVA PARA TRATAR SOBRE O MUSEU. FOTO: IVANÍZIO RAMOS

A governadora Fátima Bezerra recebeu em audiência, na tarde desta terça-feira (17), o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Acompanhado pelo pároco de Parnamirim, Padre Murilo Paiva, pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Ormuz Barbalho e pela professora Marlúcia Paiva, o religioso veio pleitear apoio do governo para viabilizar a criação do museu de arte sacra na casa onde viveu o Padre João Maria, um dos grandes nomes da igreja católica no Rio Grande do Norte. O imóvel, que fica na Rua da Conceição, no bairro de Cidade Alta, em Natal, pertence ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e para que seja cedido será necessário que Governo do Estado e a Arquidiocese manifestem oficialmente o interesse em transformar o prédio em um museu.

“Recebo com muita alegria essa proposta da Arquidiocese, porque nós sabemos o quanto é importante preservar viva a memória de nossa terra. Principalmente na casa onde viveu o padre João Maria. Vamos fazer a parte do governo, mas primeiro é necessário que seja feito um estudo detalhado sobre a viabilidade legal desse pedido”, declarou a governadora, que designou o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, e a secretária estadual de Turismo, Ana Maria da Costa, a integrarem uma comissão junto com representantes da arquidiocese e do Instituto Histórico para elaborarem um projeto que será apresentado ao IPHAN, junto com a manifestação de interesse.

“Nós ficamos muito agradecidos e satisfeitos com a receptividade do governo e esperamos realizar esse projeto o quanto antes. Principalmente pela importância do legado deixado pelo Padre João Maria, que segue em processo de beatificação no Vaticano, quanto pela preservação das peças de arte sacra dos 167 municípios do Rio Grande do Norte”, disse Dom Jaime.

O outro ponto de pauta discutido foi detalhado pelo Padre Murilo Paiva. Trata-se da retomada de um projeto para impulsionar o turismo religioso na região do distrito de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, onde está situado o Monumento aos Mártires, que foram canonizados pelo Papa Francisco em outubro de 2017. Dentre as reivindicações, a continuação da obra da Estrada Monumental, ligando a Vila de Uruaçu ao Monumento dos Mártires, com 30 estátuas dos santos mártires distribuídos pelo percurso e a construção de uma ponte sobre o rio Jundiaí.

Por determinação da governadora, foi instituída uma comissão formada por representantes do governo (Turismo, Fundação José Augusto, DER, Infraestrutura) e da arquidiocese para elaborar as propostas detalhadas e discutir as possibilidades dentro da viabilidade legal e econômica.

Também participaram da reunião os secretários Ana Maria da Costa (Turismo); Íris Oliveira (SETHAS); Gustavo Coelho (Infraestrutura); o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto e o diretor geral do DER, Manoel Marques.

PADRE JOÃO MARIA

Muitos fieis cultuam o hábito de rezar na Praça que leva o nome do Padre João Maria, no centro da capital, onde há um busto seu. O túmulo do padre é um dos mais visitados no Cemitério do Alecrim. Ele morreu em 1905 e seu processo de beatificação foi aberto em 2002.

A comissão pro beatificação do Padre João Maria, da Arquidiocese de Natal, trabalha na coleta de material e documentos para ser enviado ao Vaticano.

João Maria Cavalcanti de Brito nasceu em 1848 em Jardim de Piranhas e ficou conhecido por seus trabalhos em prol dos mais necessitados, por participar da luta contra a varíola, seca e a libertação dos escravos. Os fieis lhe enxergavam como uma pessoa vinda de Deus, por isso os apelidos eram “Benzinho do Seridó”, “João de Deus” e” O Santo do Seridó”.

MÁRTIRES DE CUNHAÚ E URUAÇU

Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado, no estado do Rio Grande do Norte. Em 2006, a Assembleia Legislativa do RN aprovou o decreto, instituindo o feriado.

Localizado na comunidade rural de Uruaçu, o Monumento dos Santos Mártires conta com o santuário religioso, templo da devoção do povo São-gonçalense, erguido para homenagear os primeiros Santos Brasileiros e Padroeiros do Rio Grande do Norte.

O Monumento tornou-se local de devoção aos Santos do Brasil canonizados em 15 de outubro de 2017 pelo Papa Francisco na praça São Pedro no Vaticano. No dia 3 de outubro é comemorado o feriado estadual em comemoração ao dia dos Santos Mártires de Uruaçu, recebendo milhares de fiéis.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui