Em meio a disputa das eleições em Natal o governo Lula parece ter encontrado uma forma de tentar conter o avanço de importantes obras que estão sendo executadas pela prefeitura de Natal em vários pontos da capital.
A prefeitura vem enfrentando diversas dificuldades para conseguir a liberação de repasses de convênios firmados com a união através de emendas impositivas da bancada federal do RN.
Entre as obras que estão sem receber repasses a vários meses destaca-se a ampliação e urbanização da lagoa Santarém na zona norte de Natal que aguarda a liberação de 2 milhões de reais desde de abril de 2024.
Outra obra que também enfrenta o travamento de liberação de recursos é a construção do hospital municipal que tem dois convênios firmados com a união também através de emendas impositivas e atualmente aguarda repasse de ambos a pelo menos 6 meses somando atraso de mais de 10 milhões de reais.
Além do novo hospital e da lagoa Santarém existem várias outras obras de menor porte que também estão enfrentando o mesmo problema no município de Natal.
Todas as citadas estão regularmente sendo executadas e com medições atestadas pela caixa econômica federal que já solicitou diversas vezes a liberação dos repasses a união porém não teve nenhum pedido atendido