O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesse domingo (19.jan.2025) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “conivente” e “leniente” com a criminalidade. O motivo da crítica é a publicação de portarias que estabelecem diretrizes mais rigorosas para o uso da força por agentes de segurança no Brasil.
“Realmente pode deixar claro que, com portarias como essa a conivência, a leniência do governo com a criminalidade fica mais do que clara. Essa é a grande verdade”, disse Caiado em uma publicação em seu perfil no Instagram.
As portarias foram publicadas na 6ª feira (17.jan) pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Para Caiado, Lewandowski parece discutir a segurança pública da Suécia, país conhecido pela baixa taxa de criminalidade.
“Hoje nós estamos assistindo o Estado de Rondônia, a capital Porto Velho totalmente tomada pelos faccionados, e o seu ministro discutindo regras como essas, como se nós estivéssemos aqui discutindo aqui a segurança pública na Suécia”, falou.
Caiado afirmou ainda que vai tomar “medidas enérgicas” contra facções criminosas. Caiado é um dos pré-candidatos à Presidência da República. Ele, no entanto, está inelegível.
“Vamos dar medidas enérgicas capazes de poder fazer valer ali a presença do Estado, e não a submissão do Estado aos faccionados e ao crime do Brasil, como hoje é uma realidade, exceção se diz o meu Estado de Goiás”, declarou.
Poder 360