O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nessa sexta-feira (13) a criação de um plano que classificou como “inédito” para combater a corrupção. De acordo com uma nota publicada pela Controladoria-Geral da União (CGU), a medida representa “um avanço significativo no enfrentamento à corrupção no Brasil”.
Chamado de Plano de Integridade e Combate à Corrupção 2025-2027, o projeto estabelece 260 ações que serão monitoradas pela CGU. A iniciativa está estruturada em cinco eixos: controle da qualidade do uso dos recursos públicos; integridade nas relações Estado-setor Privado; transparência e governo aberto; combate à corrupção; e fortalecimento institucional para a integridade.
Ainda de acordo com a CGU, estão previstas 49 ações estratégicas que servirão exclusivamente para repressão da corrupção, entre elas operações integradas com órgãos como a Polícia Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Além das ações repressivas, o projeto deve ter estratégias preventivas, como o aprimoramento de transparência pública, fortalecimento da integridade nas relações entre o setor público e privado e uso de tecnologia avançada para identificar e coibir práticas ilícitas. Para informar o resultado da ação, a CGU pretende publicar relatórios periódicos sobre o andamento do plano.
Pleno News