SELO BLOG FM (4)

Governo Fátima Bezerra é desaprovado pela população da Zona Norte, mas ganha “crédito de confiança” da classe média da Zona Leste de Natal

GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA GANHA “CRÉDITO DE CONFIANÇA” DA CLASSE MÉDIA DE NATAL, MAS POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA  “REJEITA” SEU GOVERNO

A pesquisa TN/Consult, divulgada neste sábado pelo jornal Tribuna do Norte, traz um cenário que merece uma análise especial: é justamente na Zona Norte de Natal, área onde habita expressiva parcela da população de baixa renda da capital potiguar, onde o governo petista da professora Fátima Bezerra enfrenta os maiores índices de reprovação (26%), quando comparada com as demais áreas da cidade. Outro aspecto que chama a atenção é o fato de ser na Zona Leste de Natal, onde há uma população de classe média, residente em bairros nobres como Tirol e Petrópolis,  a área onde a gestão estadual detém o  maior índice de aprovação, 56%.

A cidade de Natal tem uma “rejeição histórica” com relação a professora Fátima Bezerra, derrotada todas as vezes que enfrentou uma eleição majoritária na capital. Essa realidade foi traduzida na última eleição estadual, onde Fátima perdeu para o concorrente Carlos Eduardo Alves por cerca de 90 mil votos, obtendo apenas 39,24% dos  votos válidos.

Apesar da rejeição de Fátima Bezerra para eleições majoritárias em Natal, a pesquisa da TN/Consult mostra que a população natalense está dando o chamado “crédito de confiança” à sua gestão como governadora do Estado, embora esse “crédito” não esteja sendo concedido, sequer, pela metade da população da capital: apenas 47,13% da população de Natal aprova – até o momento – a gestão estadual.

grafico 1

Após os primeiros três meses de governo, os passos seguintes da governadora Fátima Bezerra serão decisivos para fazer com que a aprovação de seu governo cresça ou despenque de vez na capital. A pesquisa mostra que  para 30,88% dos entrevistados o governo Fátima Bezerra ‘não é carne, nem é peixe”. E como até o momento ainda não tem opinião formada sobre a administração estadual, essa parcela da população natalense pode migrar para aprovar ou desaprovar a gestão.

COMPASSO DE ESPERA E FRUSTRAÇÃO

Em rápida conversa com o BLOG DO FM, o estatístico Paulo de Tarso, diretor da Consult Pesquisa opinou sobre o fato de o governo ter o maior índice de aprovação na Zona Leste de Natal e ser mais rejeitado na Zona Norte.

Para Tarso, a desaprovação na Zona Norte, onde reside significativa parcela da população de baixa renda, deve-se ao fato de o governo não ter tido condições de acenar – até o momento – com ações de cunho assistencialista.

paulo de tarso - 'ELEITOR ESTÁ APÁTICO': Diretor da Consult financia pesquisa para participar do processo eleitoral paraibano - OUÇA

PAULO DE TARSO: “A PARTE MENOS FAVORECIDA DA POPULAÇÃO ESPERA DO GOVERNO A ASSISTÊNCIA, MAS O GOVERNO AINDA ESTÁ ARRUMANDO A CASA”

“A parte menos favorecida da população espera do governo a assistência, mas o governo ainda está arrumando a casa. E fazer chegar a assistência individual, como o PT fez chegar até através até do Bolsa Família, não é função desse governo. Então, isso pode frustrar o que uma população de baixa renda espera de um governo populista como do PT”.

O diretor da Consult avalia ainda que a aprovação do governo Fátima Bezerra na Zona Leste habitada pela classe média traduz apenas um ‘ compasso de espera’.

“É um compasso de espera. Não é que a população da Zona Leste esteja acreditando, mas sim observando e esperando que o governo aconteça. Não se pode desaprovar uma coisa que nem aconteceu ainda. Está dando um crédito de confiança de que venha acontecer coisas boas. Mas também se não acontecer, quando fizer os seis meses de governo pode se ter uma avaliação pior”, explicou.

INFOGRÁFICO: Tribuna do Norte

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui