A nova Secretaria de Cultura do RN comemora: “Salve a Jurema Sagrada do RN! O Governo do Estado do Rio Grande do Norte reconhece como Patrimônio Religioso e Cultural Imaterial do estado do a Jurema Sagrada. A partir de agora, no dia 2 de julho comemoraremos o dia da Jurema Sagrada no RN. Marco histórico para nosso povo de tradição afro-originária! Que assim seja! Nosso legado com orgulho, nosso futuro em movimento”.
Você conhece a jurema sagrada?
Jurema sagrada, jurema nordestina ou catimbó, é identificada como uma religião indígena influenciada por elementos dos cultos cristãos e afro-brasileiros.
Segundo o site Brasil Escola, a “jurema é uma árvore da caatinga e do agreste que tem sua casca utilizada para a fabricação de uma bebida mágica que concede força, sabedoria e contato com seres do mundo espiritual. É dessa forma que o uso da árvore desencadeia a formulação de uma experiência religiosa com mesmo nome”.
Os praticantes da Jurema se reúnem em terreiros ou casas para realizarem a ingestão da bebida feita a partir da árvore, empregando o uso de tabaco e buscando o contato com um mundo espiritual alcançado através do transe.
BZNotícias