A situação financeira do Governo do Estado com a pandemia de Covid-19 pode gerar problemas financeiros para os servidores. O Governo do Estado se comprometeu a terminar de pagar o décimo terceiro salário de 2018 ainda em 2021 e sugeriu que vai quitar a folha de dezembro/18 somente em 2022. As informações foram divulgadas pelo SINTE/RN.
A dívida, deixada pela gestão Robinson Faria, foi o tema da audiência virtual entre o Fórum Estadual dos Servidores e o Executivo Estadual. O encontro aconteceu na manhã dessa segunda-feira (19) e contou com a participação de dirigentes do SINTE/RN.
A dívida foi o tema da audiência virtual entre o Fórum Estadual dos Servidores e o Executivo Estadual
De acordo com o prometido pelo Governo, em maio e novembro deste ano o 13º de 2018 será totalmente pago. Ainda não se sabe se por faixa ou percentual salarial. Até agora receberam o décimo de 2018 os servidores públicos que ganham até 3.500 reais.
Sobre a folha relativa ao mês de dezembro de 2018, os secretários disseram que, por ora, o Estado não tem dinheiro em caixa para honrar este compromisso. Sinalizaram que talvez somente em 2022 os trabalhadores colocarão no bolso esse dinheiro.
Por sua vez, o SINTE, ao lado dos outros sindicatos, defendeu que as duas folhas devem ser quitadas ainda em 2021. Uma nova audiência deverá acontecer em 04 de maio. Ficou acordado que o Governo, aberto ao diálogo, vai esperar o Fórum sugerir uma proposta para o décimo de 2018.
Tribuna do Norte