SELO BLOG FM (4)

Governo do RN prepara decreto para Nova Lei de Licitações e consultores em gestão pública alertam para prazo em municípios

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do RN anunciou que prepara um decreto para regulamentar a Nova Lei de Licitações. A partir de 1º de abril de 2023 a Lei nº 14.133/2021 substituirá de vez a legislação que rege o sistema para atos de licitações e contratações da Administração Pública. Os consultores em gestão pública da Analisa RN, Francistony Valentim e Fladimyr Gomes, vêm alertando sobre a necessidade dos gestores se adequarem às novas normas. O prazo está cada vez mais curto.

Um grupo de trabalho formado por representantes da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Gabinete Civil (GAC) e Controladoria Geral do RN (Control) já discute a minuta de decreto que regulamentará, no âmbito da Administração Pública Estadual, a nova legislação. O documento deve ser publicado até o dia 15 de fevereiro.

“É de suma importância que os gestores a nível estadual e municipal organizem as estruturas administrativas para que a partir de abril a máquina pública possa funcionar de forma plena no que diz respeito às contratações, sem prejuízos para a assistência à população”, disse Francistony Valentim.

Entre os avanços, a lei trouxe uma flexibilidade maior para as contrações serem feitas de forma mais rápida e segura. Também extinguiu algumas modalidades, como é o caso do convite e da tomada de preços, e criou outras de natureza mais competitiva.

“Há também a ampliação do prazo de vigência máxima de contratos, que antes era de até 5 anos e passará a ser de até 10 anos. A legislação também prevê novas tipificações penais em caso de fraudes no processo de contratação, não só para os entes públicos envolvidos, mas também para as empresas e demais”, explicou Fladimyr Gomes.

No âmbito estadual, antes da publicação do decreto, será realizada uma oficina com todos os órgãos do Governo, de modo que tenham oportunidade para apresentar contribuições para o documento. No mês de março, a Escola de Governo promoverá um curso de capacitação com servidores e colaboradores do Executivo Estadual para prepará-los para trabalhar com a nova legislação.

“A Analisa RN, buscando sempre capacitar as equipes que trabalham nos municípios, está preparando um material prático e operacional que auxiliará os gestores municipais neste novo marco das contrações públicas”, informou Francistony.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui