O comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, anunciou nesta sexta-feira (17), nas redes sociais da Polícia Militar, o pagamento das diárias operacionais referentes à Operação Carnaval de 2023. Os recursos já estarão disponíveis hoje na conta bancária de cada militar escalado.
A decisão foi comunicada, após reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) na noite dessa quinta-feira (16). Dessa forma, foi determinado que o secretário de planejamento, Aldemir Freire, “fizesse todos os esforços para pagar a diária operacional aos policiais militares”, que já começaram a deixar a capital para reforçar a segurança do carnaval no Interior do estado.
Contudo, as diárias de janeiro continuam com previsão de pagamento para depois de março, quando vai abrir o orçamento-geral deste ano.
Pressão
Associações ligadas aos policiais militares cobram o pagamento de diárias operacionais de dezembro e janeiro. No início da semana, foram quitadas “tudo referente a 2022”, ficando faltando apenas as de janeiro. As associações chegaram a ingressar na Justiça para que o Estado não pudesse obrigar os PMs a trabalhar no carnaval com as diárias em atraso, mas o pedido foi negado pelo judiciário.
Tribuna do Norte