Os dados atualizados pelo Governo do RN na manhã desta sexta-feira, 19, mostram que a administração estadual abriu até o momento 385 leitos para atendimento de casos de Covid 19. São 192 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 193 leitos clínicos em todo o Estado. Mesmo assim, continua a alta ocupação dos leitos devido ao crescimento do número de casos.
Nos próximos dias, o Hospital João Machado deve ser o maior hospital covid de Natal. Ontem à noite foram abertos no hospital, via Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), 5 leitos de Cuidados Intensivos (UCI) e estão previstos para a próxima semana mais 10 leitos de UTIs, por meio de empresa contratada pelo Governo. Além desses, a unidade já conta com 11 leitos (10 clínicos e 1 estabilização).
Os registros da Sesap confirmam hoje 769 pessoas internadas, sendo 357 em leitos críticos. A superlotação é confirmada pela taxa de ocupação de leitos – 100% em Pau dos Ferros (região Alto Oeste) e Guamaré (região do Mato Grande); 97,7% região Oeste; 98,9% Natal e Grande Natal; 74% no Seridó.
A fila de regulação – pessoas que aguardam internação em leitos exclusivos Covid – reforça a gravidade da situação. Hoje pela manhã, 82 pacientes estavam reguladas para leitos de UTI e semi-uti, sendo 8 com prioridade 1 e 74 com prioridade 2.
Os dados epidemiológicos atestam 16.039 casos confirmados, 24.601 suspeitos, 25.201 descartados, 693 óbitos (3 nas últimas 24 horas) e 109 óbitos em investigação.
Petrônio Spinelli, secretário adjunto da Sesap, reforçou a divulgação dos dados e ações do Governo para o enfrentamento da pandemia. “O momento continua sendo de ampliar parcerias, Governo, municípios, instituições privadas, setor produtivo e a população para reforçar o isolamento social e Pacto pela Vida”. Ele também voltou a argumentar: “O quadro da pandemia hoje tem relação direta com o comportamento social dos últimos 14 ou 15 dias. E o comportamento de hoje refletirá nos próximos 15 dias”, frisou.