Hoje (20), o Governo do Rio Grande do Norte deu mais um passo importante para fortalecer o acesso ao livro e à leitura literária em toda a sociedade potiguar. Renovando seu compromisso com a cultura da leitura, foi lançada a edição 2023 do programa RN Literário, que destinará recursos financeiros às escolas da Rede Estadual de Educação para aquisição de acervo literário e pedagógico durante as feiras de livros.
O lançamento da edição 2023 do programa RN Literário ocorreu no Auditório Angélica Moura, localizado na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN e foi prestigiado pela equipe gestora da SEEC, gestores escolares e professores regentes de biblioteca.
Com base no quantitativo de matrículas de cada escola, os recursos do RN Literário serão repassados diretamente para o Caixa Escolar das unidades de ensino. Essa abordagem visa promover a participação da comunidade escolar nas Feiras de Livros de Natal e Mossoró, possibilitando que as próprias escolas selecionem obras que atendam às necessidades de professores e estudantes, contribuindo para a composição, renovação e ampliação do acervo das bibliotecas escolares.
A governadora, professora Fátima Bezerra, destacou a importância do investimento do RN Literário para a formação literária dos estudantes. “Este recurso garante que todos os nossos jovens tenham acesso ao livro e a leitura, seja pela compra dos títulos ou pela participação das escolas nas feiras de livros de Natal e Mossoró. Somente com ações concretas como esta iremos avançar em um campo que necessita do trabalho de todos, que é a política da leitura, que sofreu muitos nos últimos anos e que agora encontra um novo momento”, frisou a chefe do Executivo Estadual.
A iniciativa é conduzida pela SEEC, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE), e integra a política estadual de leitura. O Governo do RN se compromete a ampliar o acervo bibliográfico das escolas da Rede Estadual de Ensino, fomentando a leitura, enriquecendo o espaço das bibliotecas escolares e proporcionando o acesso aos livros a toda a comunidade escolar.
“Além de renovarmos os acervos das nossas escolas, estamos fortalecendo a produção de obras potiguares, uma vez que parte dos recursos utilizados pelas instituições de ensino devem ser para a compra de obras de escritores e escritoras da nossa terra. Somos responsáveis pela formação da maior geração de leitores do RN e não mediremos esforços para ofertar um ambiente que propicie esse gosto, que é da leitura”, destacou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN, durante o evento.
Neste ano, o investimento totaliza R$ 1.227.814,00, sendo R$ 423.564,00 destinados à Feira de Livros de Mossoró e R$ 804.250,00 à Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. Os recursos são próprios do Estado, sendo 40% destes destinados para aquisição de obras de autores, livros ou produtos editoriais do Rio Grande do Norte. Essa medida visa valorizar e dinamizar a cadeia produtiva do livro no estado.
Para garantir a eficiência nas compras, os procedimentos são coordenados e orientados pela CODESE, por meio do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca (NULLB), em conjunto com as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC).
PROLER: Estimulando a formação de mediadores de leitura
O lançamento do RN Literário fez parte da programação do Módulo 2 do Curso para Mediadores de Leitura, promovido pelo PROLER Potiguar. O programa PROLER, conduzido pelo Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca (NULLB), tem como objetivo estimular iniciativas de fomento à leitura em diferentes contextos e promover a formação de mediadores de leitura, consolidando práticas leitoras em espaços escolares e não escolares.
O curso reuniu especialmente professores regentes de Biblioteca da rede estadual de ensino, além de técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DIREC) e do Órgão Central da SEEC, entre outros profissionais da educação. O PROLER Potiguar busca, através dessa formação, ampliar o impacto positivo da leitura na vida dos estudantes, incentivando o gosto pela literatura e o desenvolvimento de habilidades que vão além das salas de aula, proporcionando a formação de cidadãos mais críticos e participativos.