SELO BLOG FM (4)

Governo do RN integra principal estrutura de acesso à Internet no Brasil

A ATUAÇÃO DO IX.BR VOLTA-SE ÀS REGIÕES METROPOLITANAS NO BRASIL QUE APRESENTAM GRANDE INTERESSE DE TROCA DE TRÁFEGO. FOTO: REPRODUÇÃO

Com o objetivo de viabilizar maior desempenho no acesso à Internet pelos órgãos integrantes da Administração Pública Estadual e, com isso, proporcionar mais agilidade nos serviços prestados à população, a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), por meio da Coordenadoria de Operações de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), promoveu a integração da rede de comunicação de dados do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com o Ponto de Troca de Tráfego (PTT) da Internet em Natal, compondo o Projeto IX.br (Brasil Internet Exchange). A conexão foi feita em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

“Essa ação permite a agilidade na entrega dos serviços públicos à sociedade, tendo em vista a melhoria da performance do tráfego de acesso, o que significa uma conexão mais limpa, com menos pontos de interferência. Além de ser uma segunda opção de rede de acesso de dados para o Estado. Importante ressaltar que estamos melhorando os serviços e reduzindo, nesse caso eliminando, despesas, uma vez que a integração dos dados foi realizada sem custos para o Estado”, ressaltou o subcoordenador de redes e comunicação da Sead, Everton Mira.

O IX.br é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes autônomas que participam da Internet no Brasil. A atuação do IX.br volta-se às regiões metropolitanas no Brasil que apresentam grande interesse de troca de tráfego. Presente em mais de 30 localidades nas cinco regiões brasileiras, figura entre os maiores Pontos de Troca de Tráfego Internet do mundo.

A participação do Governo do Estado no Projeto IX.br, além de fornecer uma via adicional a sua rede para acesso à Internet, permite uma ligação direta com os vários Sistemas Autônomos que compõem a Internet brasileira, o que promove, imediatamente, um maior desempenho em qualquer comunicação em âmbito nacional. Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, pois os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação à entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para os usuários, tanto internos (órgãos do Executivo estadual) quanto externo (população que acessa os serviços informatizados do Estado) e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Considerando as entidades estaduais de Tecnologia da Informação das 27 Unidades federativas do Brasil, 15 fazem parte do Projeto IX.br, entre elas a COTIC, representando o Rio Grande do Norte. Além disso, antevendo o futuro da Internet, cujo endereçamento atual está estagnado, o Estado já está se comunicando simultaneamente a uma nova tecnologia, com endereçamento próprio e de alta capacidade de uso.

Essa situação de alinhamento com o avanço tecnológico de endereçamento na Internet o RN compartilha com outras 10 entidades estaduais, representantes de estados bem avançados em termos de TI na administração pública, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Ceará.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui