O Governo do Rio Grande do Norte iniciou uma compra emergencial de tornozeleiras eletrônicas para suprir a falta dos equipamentos. Uma empresa que se candidatou a fornecer os aparelhos já entregou algumas peças, que começarão a ser testadas nesta sexta-feira (2) por agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Nos últimos meses, a empresa Synergye, contratada pelo governo para entregar as tornozeleiras, deixou de fornecer novos aparelhos, limitando o serviço à manutenção das tornozeleiras já instaladas. Com isso, 275 presos acabaram do regime semiaberto acabaram sendo liberados sem o monitoramento eletrônico.
A Seap diz ter aplicado à empresa sanções de advertência e de multa por descumprimento do contrato. Com os presos sem monitoramento eletrônico, a Seap determinou a intensificação da fiscalização presencial nos horários de recolhimento domiciliar dos detentos.
E, para suprir a demanda, deu início à compra emergencial de novos equipamentos, seguindo recomendação do Ministério Público Estadual. Com os primeiros equipamentos já entregues, os testes serão realizados. Caso os equipamentos funcionem a contento, o contrato deverá ser fechado, por tempo determinado.
O Governo do Estado esclarece, ainda, que nesta quinta-feira (1º) 2.915 tornozelados estão sendo monitorados normalmente. O serviço das tornozeleiras já instaladas não foi interrompido em nenhum momento.
Portal 98 FM