O Governo do Estado vai lançar processo licitatório para realização de serviços de manutenção de 24 reservatórios de água doce vinculados à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), entre eles a Barragem Tabatinga, na Grande Natal, e os açudes Rodeador, em Umarizal, e Calabouço, em Passa e Fica. A situação da barragem construída nos anos 2000 para conter enchentes em Macaíba, comuns em anos de invernos acima da média, foi discutida na tarde dessa segunda-feira (21) em reunião conduzida pela secretária-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, com o prefeito Emídio Silva Júnior.
Tabatinga tem capacidade para acumular 89,8 milhões de metros cúbicos e está atualmente com 9 milhões, o que representa 10% do volume máximo. O reservatório apresenta problemas na casa de máquinas, na comporta e na válvula que regula a vazão de água, além de limpeza de calhas para evitar transbordamento.
“O processo foi aberto e vai ser encaminhado à comissão responsável pela realização das licitações. São serviços de manutenção e conservação tanto da parte de execução civil – limpeza de calhas, desassoreamento etc. No caso dos serviços hidromecânicos está prevista manutenção da comportas e válvula, com possibilidade de substituição. A ideia do nosso contrato é fazer, inicialmente, a manutenção corretiva e, depois, a preventiva, isso de forma permanente”, informou Hélder Araújo, coordenador de Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh.
“Saímos satisfeitos da reunião, uma vez que a Secretaria de Recursos Hídricos informou sobre o processo licitatório e o Governo do Estado assumiu o compromisso de priorizar Tabatinga”, disse o prefeito Emídio da Silva Júnior, que estava em companhia dos secretários Cícero Militão (Agricultura) e Aurélio Gois (Administração) e do empresário Luiz Antônio Lacerda, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba e vice-presidente da Federação do Comércio (Fecomércio/RN).
Também participaram da reunião o secretário adjunto da Semarh, Carlos Nobre; o diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas (Igarn), Auricélio Costa e o coordenador de Gestão Operacional do Igarn, Antonio Righetto.