SELO BLOG FM (4)

Governo do RN e Instituto Vivejar lançam cartilha para turista responsável

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O reconhecimento do turismo como uma estratégia de sensibilização levou o Rio Grande do Norte a construir, em parceria com o Instituto Vivejar, a cartilha “12 Mandamentos do Turista Responsável”. O material, distribuído digitalmente, busca garantir segurança ao trade turístico potiguar e orientar viajantes. A ação nasce do esforço coletivo com o Instituto e será lançada nesta terça-feira (29), na ABAV Collab – edição 2020.

A iniciativa é uma articulação inédita entre a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e o Instituto Vivejar, por meio de uma cooperação técnica. A cartilha reúne um conteúdo de fácil entendimento, com indicações relativas ao pré, durante e pós-viagem para que o viajante esteja atento quanto suas escolhas de operadoras de viagens, hospedagens, companhias aéreas, produtos essenciais, protocolos sanitários, procedimentos de embarque, entre outros. Tudo para sensibilizar e engajar o viajante a respeito de sua responsabilidade quanto à sua segurança e a daqueles com quem interage.

O projeto se insere dentro do plano de retomada turística do Estado, numa proposta de diálogo mais efetivo com os visitantes. “No RN, estamos chancelados pelo selo Safe Travels e lançamos o selo Turismo Mais Protegido, que capacita profissionais e padroniza a experiência de viagem”, diz o presidente da Emprotur, Bruno Reis, que ressalta a necessidade de boas práticas por parte também dos turistas.

É sobre esta transformação comportamental que comenta a fundadora do Instituto Vivejar, Marianne Costa: “Acreditamos no turismo como estratégia de transformação e principalmente, de educação. Não há como promover e implementar o turismo responsável sem a participação ativa do turista. Ele precisa estar consciente da sua responsabilidade e consumir de forma cada vez mais responsável também quando viaja. Em um momento crítico como uma pandemia mundial, todos precisam exercer seus direitos sem esquecer dos seus deveres para com os demais, mesmo durante suas viagens de férias e momentos de lazer”, conclui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui