
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (31), para se posicionar quanto à possibilidade do estado potiguar receber jogos da Copa América, que terá como sede o Brasil. Na publicação, a gestora disse não haver hoje “níveis de segurança epidemiológica para realização do evento”.
Fátima Bezerra destacou que, até o momento, não recebeu nenhum comunicado oficial por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a respeito da realização do torneio, mas decidiu adiantar o posicionamento. “Apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento”, comentou a gestora. “Ao contrário, estamos numa luta diuturna para amenizar os efeitos da pandemia, que está em um momento crescente por aqui. O Governo é, portanto, contrário à realização do evento no nosso estado”, concluiu.
O Rio Grande do Norte não recebeu nenhum comunicado oficial a respeito da realização da Copa América em território potiguar. Mas, apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento.
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) May 31, 2021
+
Mais cedo, após a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciar que a Copa América de 2021 seria sediada pelo Brasil, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva, informou que a cidade de Natal estava sendo cotada para receber jogos da competição. “A Copa América poderá ocorrer em Natal. Recebi ligação da CBF [Confederação Brasileira de Futebol] confirmando a possibilidade. Estamos ultimando detalhes com instituições públicas e demais entidades representativas dos desportos”, disse.
De acordo com a Conmebol, as datas de início e término do torneio estão confirmadas – 13 de junho e 10 de julho. Cidades-sedes e a tabela de jogos ainda serão anunciadas oficialmente. A Conmebol deseja fazer a final no Rio de Janeiro, no Maracanã. E ainda analisa, de acordo com informações extra-oficiais, utilizar estádios de Copa do Mundo para os demais jogos, como Mané Garrincha, em Brasília, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena das Dunas, em Natal.
O anúncio sobre o Brasil ser sede do torneio veio após a Argentina, através de um comunicado do Ministro do Interior daquele país, Wado de Pedro, confirmar que não teria condições de sediar o campeonato devido à piora da pandemia da covid-19. A Argentina tem cerca de 45 milhões de habitantes e registrou, até agora, mais de 3,6 milhões de casos, com mais de 76 mil mortes.
No caso do Brasil, o quantitativo de pessoas que faleceram em decorrência da covid-19 já ultrapassa a marca de 462 mil. Há ainda um acumulado de 16,5 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia. No Rio Grande do Norte, a doença já matou 6.116 potiguares. Os hospitais do estado seguem lotados. Nesta segunda-feira (31), a fila de espera por uma vaga de leito de UTI contabiliza mais de 100 pacientes. Somente em Natal e na região metropolitana, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 96,9%.

