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Governo do RN disponibiliza acolhimento psicológico durante pandemia do coronavírus

FOTO: REPRODUÇÃO

Muitas pessoas têm enfrentado dificuldades para lidar com a instabilidade causada pela pandemia do novo coronavírus, o isolamento social e o medo de pegar a doença. Como forma de ajudá-las, o Governo do Rio Grande do Norte oferece um serviço telefônico de acolhimento psicológico, com o intuito de ouvir quem precisa de um apoio emocional nesse momento.

O serviço está disponível por meio da Central “Disque Prevenção ao Coronavírus”, cujo número é o (84) 3190-0700. O acolhimento psicológico acontece diariamente, inclusive aos finais de semana, das 8h às 23h, e pode ser usufruído por qualquer pessoa em território norte-rio-grandense.

A equipe de atendimento é composta por dezenas de psicólogos e psicanalistas voluntários do estado, entre professores, profissionais autônomos e aposentados, que se revezam em sistema de plantões e ficam à disposição para ouvir as pessoas. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Bem-Te-Vi e da Escola Brasileira de Psicanálise.

Cada atendimento é diferente um do outro e, por conseguinte, o tempo de duração das conversas também varia para cada um. O processo do acolhimento, porém, é similar: cada  profissional escuta os anseios da pessoa que liga para a Central, buscando fazer com que ela compreenda seus sentimentos e tenha ferramentas para lidar com esse período de incertezas.

De acordo com a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental da Sesap, Ana Eloá, o serviço de acolhimento psicológico está sendo realizado com bastante cuidado por profissionais experientes. Ela lembra que o acolhimento é diferente de uma terapia, mas todos os voluntários têm capacidade técnica para prestar o melhor atendimento possível, proporcionando o conforto emocional mais adequado para as pessoas. “Tem muita gente que precisa de ajuda, porque esse confinamento faz com que as pessoas se sintam muito sozinhas e ansiosas. Não fazemos uma terapia de fato, é uma ação de acolhimento”, ressalta.

Nessa época de distanciamento social vigente, as pessoas tiveram suas rotinas alteradas repentinamente, de uma hora para a outra. O trabalho, a escola, as visitas e confraternizações eram comuns até pouco tempo atrás. Agora, é preciso desacelerar e cuidar da saúde mental. “O objetivo do acolhimento psicológico é dar esse apoio, escutar o outro, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, reitera Ana Eloá.

Outros serviços

Além do acolhimento psicológico, a Central de Atendimento “Disque Prevenção ao Coronavírus” também disponibiliza à população outros dois serviços, sendo um em que presta orientações e esclarecimentos sobre o novo coronavírus (7h às 23h) e o outro que trata sobre doações para a população mais necessitada (8h às 23h).

O teleatendimento é uma iniciativa integrada das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap); da Administração (Sead); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), em uma parceria com a Interjato Soluções e apoio da UFRN e outras instituições de ensino, do Instituto Bem-Te-Vi e  da Escola Brasileira de Psicanálise – Seccional do RN.

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