SELO BLOG FM (4)

Governo do RN democratiza acesso às aulas remotas através de contrato com a Band

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), amplia o leque de opções de atividades remotas durante a pandemia e oficializa contrato com a Band RN, para a transmissão de aulas na TV aberta, que terá início no dia 13 de outubro. Inicialmente, serão transmitidas 242 aulas gravadas e 16 aulões produzidos por mês, como alternativa de maior alcance para os estudantes. “A Educação é o caminho para realização dos sonhos de todos os nossos estudantes, por isso, mesmo em meio à pandemia, estamos repassando conteúdo para os alunos da rede estadual de ensino”, disse Fátima.

O extrato do contrato entre a SEEC e a Band RN, que autoriza a transmissão de aulas pela emissora, foi publicado na edição desta sexta-feira (09), do Diário Oficial da RN, considerando que a TV aberta é um dos meios mais democráticos de disseminação de conteúdo e, por sua capilaridade e acesso, foi escolhida como um dos braços das atividades não presenciais. “Suspender as aulas presenciais não é suspender a Educação. Sempre considerei que as atividades à distância devem ser tratadas como complementares, mas enquanto não é possível retornar às salas de aula, estamos investindo na democratização do acesso das atividades não presenciais”, disse a governadora.

Por meio dos canais 3.1 e 3.4 (Band RN), serão transmitidas aulas para os Ensinos Fundamental e Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana serão exibidos os aulões preparatórios para o ENEM. Durante os dias da semana, as aulas serão escolhidas a partir de um conjunto de aulas já gravadas e que estão disponibilizadas para a SEEC por meio de parcerias, como a Vamos Aprender TV, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“A governadora sempre deixou bem clara a sua preocupação de levar as aulas remotas para dentro da casa dos alunos. Sabendo do alcance que a TV aberta tem, é com muita satisfação que celebramos esse convênio com a Band RN. Isso demonstra a preocupação do Governo do RN para com os alunos na pandemia”, afirmou o secretário Getúlio Marques.  Para a veiculação das aulas, uma curadoria, formada pela SEEC, irá avaliar tudo que será exibido, permitindo um controle da qualidade dos conteúdos que chegarão aos lares dos estudantes potiguares.

O formato das aulas está sendo finalizado, mas seguirá uma linha de produção padrão que contará com abertura do programa, exibição do conteúdo educativo (sequência de vídeos) e atividades culturais intercaladas. A Assessora de Comunicação do RN, Guia Dantas, destacou a abertura que o Governo está tendo com a Band RN, pioneira no Brasil em veicular aulas para a rede estadual. “É muito bom saber que a Band está com a gente no propósito de democratizar o Ensino no nosso estado. Que esse recurso possa contribuir com o propósito de construirmos uma sociedade mais justa e mais igualitária, que este governo tem”, declarou.

O diretor geral da Band RN, Carlo Bastos, elogiou a ação, a qual considerou bastante pertinente pelo fato de estar partindo da gestão de uma professora. “Teremos bastante horas-aulas por dia e todo o material ficará disponível no nosso canal do Youtube. O aluno que perder aula terá acesso à plataforma da emissora”, disse.

As estudantes Camila Fernanda e Alana Carolina, respectivamente representantes da Umes (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) e Apes (Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas), e Pedro Moreira (Ubes/União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, no RN), também acompanharam o processo que autoriza a veiculação de aulas da rede estadual em TV aberta e aprovam a iniciativa. “Sou aluna da rede federal, onde também temos enfrentando muitas dificuldades. Educação é o caminho que nos levará a realizar nossos sonhos, por isso só tenho a agradecer o Governo do Estado por ampliar o acesso às aulas através da TV aberta para os alunos da rede estadual”, afirmou Camila.

Durante a semana, a programação diária terá 11 horas de duração, sendo 4 horas pela manhã para o Ensino Fundamental, 4 horas pela tarde para o ensino médio e 3 horas à noite para a EJA. Nos finais de semana, as aulas serão produzidas especificamente para os aulões, priorizando os conteúdos das avaliações do ENEM e Pró-IFRN.

Os aulões serão divididos, nos finais de semana, em 2 horas no sábado e 2 horas no domingo. “Desde o início da pandemia, estamos dialogando com o governo e temos obtido muitas respostas positivas, como é o caso dessas aulas. A Apes representa todo o RN, por isso estaremos atentos às demandas dos alunos do interior também, afirmou Alana.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui