Na audiência em Brasília, realizada nessa quarta-feira 10, a governadora Fátima Bezerra discutiu com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, as atualizações das atividades no Aeroporto Governador Dix-sept Rosado, em Mossoró, e o andamento das negociações para a transferência da gestão dos aeródromos de Caicó e Pau dos Ferros.
Ficou acordado que técnicos da Infraero realizarão uma vistoria no aeródromo de Caicó para identificar as intervenções necessárias e elaborar um plano de ação visando restabelecer as condições operacionais e regularizar a situação junto à ANAC. Atualmente, o aeródromo está autorizado apenas para operações de emergência médica e transporte de valores mediante autorização prévia.
Quanto ao aeródromo de Pau dos Ferros, que possui uma pista asfaltada de 1.040 metros de comprimento por 30 metros de largura e autorização para operações diurnas e noturnas por aproximação visual, a transferência da gestão para a Infraero possibilitará expandir suas operações, incluindo a regularização junto à ANAC para voos comerciais regulares.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, que acompanhou a governadora na audiência, afirmou que a Infraero assumirá a gestão desses aeródromos e apresentará nos próximos dias um plano detalhado para a retomada das atividades no aeroporto de Caicó, com foco na garantia de funcionamento já nos próximos meses.
Em Mossoró, no Aeroporto Dix-sept Rosado, estão em andamento obras de adequação para ampliar a capacidade de transporte e logística, iniciadas em abril com investimento aproximado de R$ 40 milhões. A Infraero é responsável pela execução dessas obras desde setembro de 2023, quando o Governo do Estado transferiu a gestão e operação do aeroporto para a empresa.
As obras incluem reestruturação da pista, pavimentação das áreas de acesso, construção de muro de contenção, melhoria das instalações elétricas e instalação de equipamentos PAPIs nas cabeceiras da pista, essenciais para a segurança dos voos.