A 27ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), em 2022, deve ser realizada de forma presencial e com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, conforme foi assinalado durante primeira reunião entre equipe de governo e organizadores do evento.
Em reunião nesta terça-feira (05), na Governadoria, em Natal, a governadora Fátima Bezerra destacou que a retomada da feira de forma presencial será possível se o cenário da pandemia permitir – com o arrefecimento do quadro epidemiológico da covid-19 e a cobertura vacinal no estado – e que o primeiro passo para a realização será o ajustamento dos protocolos sanitários junto ao Comitê Científico e à Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap-RN).
De acordo com os últimos decretos publicados pelo Governo do Estado (Decretos Estaduais Nº 30.911 e Nº 30.940), eventos com público a partir de 300 pessoas deverão estabelecer a obrigatoriedade do esquema vacinal em dia, sem atraso, e eventos acima de 600 pessoas ficam condicionados à liberação prévia da Sesap-RN para apresentação dos protocolos de biossegurança estabelecidos. O objetivo é garantir a retomada das atividades com segurança.
“Esse é o pontapé inicial. Eu, junto com toda a equipe, vou colocar todo o empenho para que a gente tenha uma das edições da Fiart de maior êxito no Rio Grande do Norte. Com todos os protocolos sanitários que se fazem necessários, será um momento de celebração. É um passo muito importante de valorização do artesanato e da cultura do nosso estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A Fiart atende em torno de 1.500 artesãos individuais, cooperativas e associações. Na apresentação da programação da 27ª Fiart, apresentado por Neiwaldo Guedes, serão 05 salões de tipologias diversificadas, 01 salão do Artesanato RN (onde ficarão peças selecionadas para premiação), 61 stands para os artesãos do estado e espaço gastronômico com 18 barracas.