SELO BLOG FM (4)

Governo do RN aguarda autorização do Iphan para remover pichação no Forte dos Reis Magos

FOTO: REPRODUÇÃO

O Governo do Rio Grande do Norte espera uma autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para remover a pichação realizada no Forte dos Reis Magos durante o feriado de 7 de Setembro.

De acordo com a Fundação José Augusto (FJA), administradora do espaço, como o forte é tombado pelo órgão federal, qualquer intervenção precisa ser devidamente autorizada.

Nesta quinta-feira (7), o forte amanheceu com pichações em protesto contra o projeto do marco temporal. As pichações continham as frases “Não ao PL/2903” e “Aqui é terra indígena”. A pichação era visível para quem trafegava pela Avenida Café Filho, que corta as praias da Zona Leste da cidade, e pela Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte.

O diretor-geral da FJA, Gilson Matias; o coordenador de obras do órgão, Sérgio Paiva; o coordenador do Forte, Pedro Abech; e o representante do Ministério da Cultura no Rio Grande do Norte, Fábio Lima, averiguaram o equipamento na manhã desta quinta-feira.

Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.

O marco temporal – que está em discussão no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF) – é uma tese que estabelece que indígenas só têm direito às terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Se aprovado esse entendimento, os povos originários só poderão reivindicar a posse de áreas que ocupavam nessa data. Os indígenas são contra o projeto porque afirmam que há dificuldade para comprovação.

Com informações do Portal da 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui