SELO BLOG FM (4)

Governo cede prédio para apoio aos assentados pela Reforma Agrária

ASSINATURA DO CONTRATO DE CESSÃO DE PRÉDIO PÚBLICO

O governador Robinson Faria assinou contrato de cessão de um prédio pertencente ao Governo do Estado para funcionar como base de apoio para assentados pela Reforma Agrária que precisam vir a Natal participar de cursos, treinamentos e capacitações. O prédio é localizado na rua do Aboio, s/n, conjunto Nova Natal, bairro Lagoa Azul. O prédio ficará sob a responsabilidade da Associação Nacional de Apoio à Reforma Agrária e Agricultura Familiar – ANGRA para funcionamento do Centro de Estudos Avançados para Assentados da Reforma Agrária.  A edificação possui oito salas, três banheiros e uma cozinha.  A permissão é feita pela Datanorte com intermediação da Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social (SETHAS) com prazo de 24 meses podendo ser prorrogada até 60 meses.

A ANGRA assume compromisso contratual de manter a finalidade da utilização e a conservação do imóvel. “O nosso governo tem a marca do diálogo, tem atenção aos movimentos populares e sintonia com as demandas sociais. Hoje estamos fazendo justiça aos assentados e seus filhos que agora terão apoio para estudar, se qualificar, produzir e melhorar de vida”, afirmou Robinson Faria. A secretária da SETHAS, Julianne Faria, informa que o Governo está atendendo uma solicitação dos pequenos produtores que precisavam de um espaço de apoio em Natal “para terem oportunidades de estudar e se qualificar. Recebemos este pedido e agora estamos atendendo essa reivindicação”, declarou.

“Os filhos dos assentados de todo o Estado agora terão direito a escola e um endereço em Natal para apoiar seus estudos e participação em cursos de qualificação direcionados às atividades do campo. O Governo do Estado atende uma reivindicação nossa, atende aos movimentos sociais e nos dá novas oportunidades” afirmou o coordenador do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Edimilson Oliveira. No Rio Grande do Norte existem hoje 20 mil famílias de assentados pela Reforma Agrária pelo INCRA.

São famílias que tiveram acesso à terra para trabalhar, produzir e construir o seu futuro, mas enfrentam grandes dificuldades. A proposta da ANGRA para a ocupação do prédio visa a capacitação de curto prazo aos assentados, principalmente aos mais jovens, trabalhando as necessidades e vocações de cada região. Além da qualificação técnica os cursos são voltados também para o aprimoramento psicossocial.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui