O governo do Rio Grande do Norte anunciou que assinou, na última semana, sete contratos de obras de conservação e recuperação de rodovias em todas as regiões do estado. Os investimentos previstos somam R$ 62 milhões e as obras começaram a ser executadas nesta segunda-feira (10).
As chuvas pioraram a situação de algumas rodovias do estado. Na região Oeste, um açude transbordou e a força da água destruiu um trecho da RN-117, que liga a cidade de Caraúbas a Olho D’água do Borges.
Outras rodovias ficaram completamente alagadas. De acordo com o governo, alguns pequenos e médios reservatórios foram construídos de forma irregular e romperam devido às chuvas intensas.
A Secretaria de Infraestrutura diz que equipes técnicas avaliam a situação das vias para determinar o reparo mais adequado. Para além dos problemas causados pelas chuvas, a má conservação das estradas já são reclamações antigas de moradores do interior do estado, como os que precisam usar diariamente a estrada entre São Miguel e Pau dos Ferros, no Alto Oeste.
Os contratos foram assinados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) e pelo Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER/RN). A execução destas obras, que começa nesta semana, faz parte das primeiras ações previstas pelo plano de manutenção..
“Nós temos um planejamento realizado em três etapas, em curto, médio e longo prazo, para que a gente possa fazer. Essas em curto prazo são exatamente o que já foi iniciado depois de um procedimento que foi iniciado no final do ano passado e concluído agora, com a celebração dos contratos com sete empresas. Cada uma dessas empresas vai atuar com três equipes fazendo a operação tapa buracos”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Gustavo Coelho.
A segunda etapa deste planejamento também terá início ainda em abril, com a publicação de editais de licitação. Segundo o governo, os processos licitatórios contemplarão a restauração de trechos críticos, com obras mais complexas do que as realizadas no primeiro nível do planejamento.
A previsão é que as obras comecem a partir de julho e, assim como na primeira etapa, todos os sete distritos rodoviários do estado serão contemplados. O investimento total será de R$150 milhões entre 2023 e 2024.
Já a terceira fase contará com aporte de recursos federais e compreende a implantação de novas rodovias, além da readequação e do aumento da capacidade de rodovias já existentes.
O primeiro nível do planejamento, que começou a ser executado a partir desta segunda-feira (10), contará com equipes atuando simultaneamente nos sete distritos rodoviários (DR) do estado:
- Regional de Mossoró: RN 117 (Mossoró – Caraúbas – Olho d’Água dos Borges); RN 015 (Mossoró – Baraúna – Divisa RN/CE); RN 016 / RN 404 (Entroncamento BR 404 – Assú – Carnaubais – Porto do Mangue).
- Regional de Caicó: RN 118 (Caicó – São João do Sabugi – Ipueira – Divisa RN/PB); RN 041 (Currais Novos – Lagoa Nova); RN 086 (Parelhas – Equador – Divisa RN/PB); RN 288 (Caicó – Acari).
- Regional de João Câmara: RN 221 (Guamaré – Macau); RN 023 (Touros – João Câmara); RN 120 (João Câmara – Bento Fernandes – Entrocamento BR 304);
- Regional de Nova Cruz: RN 023 (BR 226 – Lajes Pintadas); RN 093 (Sítio Novo – Passa e Fica); RN 120 (Serra Caiada – Santo Antônio).
- Regional de Natal: RN 064 (Santa Maria – Ceará-Mirim); RN 312 (Macaíba – Igreja Nova); RN 002 (Georgino Avelino – Entroncamento BR 101); RN 313 (Entroncamento BR 101 – Pium); RN 063 (Tabatinga – São José de Mipibu).
- Regional de Pau dos Ferros: RN 177 (São Miguel – Encanto – Pau dos Ferros); RN 079 (Alexandria – Marcelino Vieira – Entrocamento BR 405); RN 117 (Serrinha dos Pintos – Martins – Umarizal – Olho d’Água dos Borges – Umarizal – Itaú).
- Regional de Santana do Matos: RN 263 (Angicos – Afonso Bezerra – Pedro Avelino); RN 118 (Macau – Pendências – Alto dos Rodrigues – Ipanguaçu – São Rafael – Jucurutu).
Com informações de G1 RN