Apoiar ações que promovam o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável com geração de trabalho, empregos e renda. Esta é uma das prioridades do Governo do RN que apoia iniciativas como a prefeitura de Currais Novos que lançou nesta sexta-feira, 29 – data que marca os 99 anos de criação da cidade – a campanha “É de Currais – se é daqui eu compro”. “Esta campanha dialoga com os esforços pelo desenvolvimento do nosso Estado, que é uma grande bandeira do governo da professora Fátima Bezerra”, afirmou o governador em exercício, Antenor Roberto ao participar da solenidade de lançamento no auditória da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Currais Novos.
O Governador destacou que a campanha “sinaliza para os empreendedores oportunidades para investimentos e estimula o consumo de produtos locais, fortalecendo a economia, promovendo a geração de emprego e renda. Além disso também eleva a autoestima da população com a valorização do seu trabalho e da cultura local”.
Antenor ainda afirmou que “esta campanha lembra a gestão estadual que reconhece as dificuldades financeiras que a administração pública enfrenta, mas não se dobra a elas. Ao contrário, enfrenta as dificuldades com diálogo e trabalho, criando alternativas, superando entraves, criando condições para atrair investimentos e superar este momento difícil. Hoje é um daqueles dias que valem muito na vida de todos nós. Currais Novos dá exemplo ao se mobilizar para fortalecer sua economia, a produção e o trabalho do seu povo”.
A campanha “É de Currais Novos – se é daqui eu compro”, foi criada pela prefeitura com apoio da CDL, da diretoria regional do Sebrae e de grande parte dos empresários e comerciantes currais-novenses.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Sílvio Torquato, considerou a campanha como “muito importante e se associa à orientação da governadora Fátima Bezerra de a administração pública dar atenção total ao interior. O Governo apoia a campanha É de Currais – se é daqui eu compro fortalece o município, os produtores, os cidadãos, o município e o Estado”, afirmou Torquato.
Prefeito de Currais Novos, Odon Junior, explicou que a iniciativa do município é resultado “da gestão baseada no diálogo e na abertura para promover parcerias, isso aproxima os produtores e empreendedores aos gestores”. Odon Junior defendeu o novo programa de incentivos fiscais criado pelo Governo do Estado, o Proedi. “O Rio Grande do Norte foi o último estado a atualizar o programa de incentivo industrial. Apesar de algumas críticas, o Proedi é uma medida acertada e corajosa da Governadora”.
Ele citou como exemplo do acerto da medida o fato de, em Currais Novos, ter registrado saldo positivo de 120 empregos com carteira assinada nos últimos dois meses. É verdade que a prefeitura teve redução de R$ 400 mil no repasse do ICMS em três meses, mas isso já começa a ser revertido com a nova massa de salários que entra na economia local. Em pouco tempo teremos mais empregos, mais trabalho e mais renda em nossa cidade. E um exemplo disso são os novos investimentos como o do Café Ouro Branco que se beneficia dos incentivos industriais e deve começar a produzir no início do próximo ano”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito de Currais Novos, Anderson Alves reforçou a importância da campanha “como forma de gerar maior demanda valorizando o que é nosso, produzido por quem vive aqui. Além de despertar a consciência das pessoas, a campanha visa criar processo favorável à industrialização com reflexos no comércio, vez que a indústria oferece empregos e salários que têm como destino o consumo”.
A solenidade de lançamento da campanha também contou com a presença do presidente da CDL de Currais Novos, Anderson Azevedo, diretor regional do Sebrae, Célio Vieira, presidente do Sindvarejo, Hélder Araújo, representantes da UFRN, professora Andrea Cristina, do IFRN, professor Danilo Cortez, da secretaria estadual de Tributação, Vinicius Paiva, secretários municipais, vereadores e representantes dos deputados estaduais Francisco Medeiros e Ubaldo