SELO BLOG FM (4)

Governo anuncia decreto de emergência por causa dos efeitos das chuvas em 14 cidades do RN

CIDADE DE CAGUARTEMA ALAGDA-FOTO- ASSESSORIA

Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai declarar situação de emergência em 14 municípios do estado por causa dos efeitos causados pelas chuvas desde o início de julho. A situação se agravou nesta sexta-feira (8), com mais chuvas na Leste potiguar.

A publicação do decreto foi confirmada no início da tarde desta sexta-feira (8) pela governadora Fátima Bezerra (PT). Ainda de acordo com ela, o documento deverá ser oficializado ainda nesta sexta-feira (8) em edição extra do Diário Oficial do Estado.

“Estamos oficiando tanto o Ministério da Defesa como o Ministério do Desenvolvimento Regional acerca dos impactos provocados pelas chuvas aqui no Rio Grande do Norte, solicitando apoio para que o estado possa chegar junto aos municípios, ajudar os municípios a enfrentarem esses impactos”, declarou a governadora.

Fátima ainda afirmou que o conversou com o Comando Militar do Nordeste e o Exército se colocou à disposição para colaborar com o estado, por meio de cessão de pessoal e máquinas. Uma comissão estadual foi formada para coordenar as ações e manter o diálogo com as forças armadas.

Em entrevista coletiva, a Defesa Civil afirmou que o estado tem pelo menos 62 mil pessoas afetadas pelas chuvas no estado, mas o número deverá aumentar nas próximas horas e dias.https://dfa1c24f3da24565c244d52246016f91.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Esse número crescerá exponencialmente, porque ainda não estavam no primeiro grupo municípios como Nova Cruz, Montanhas, Várzea e Canguaretama. Estamos com equipes em campo, sobretudo na área do rio Curimataú (em Canguaretama) e com certeza esse número vai aumentar”, declarou o coordenador da Defesa Civil, coronel Marcos Carvalho.

Segundo a Defesa Civil, os municípios que terão situação de emergência decretada são:

  1. Touros,
  2. Ceará-Mirim,
  3. Extremoz,
  4. Macaíba,
  5. Natal,
  6. Nísia Floresta,
  7. Parnamirim,
  8. Canguaretama,
  9. Tibau do Sul,
  10. Várzea,
  11. Monte Alegre,
  12. Montanhas
  13. Nova Cruz
  14. Pedro Velho

“Esse número de municípios pode ser ampliado. Estamos com esse acompanhamento junto aos municípios”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.

O governo também determinou reforço do pronto-atendimento à população, além de monitoramento das estradas estaduais, apoio técnico e operacional às defesas civis municipais e monitoramento das bacias hidrográficas.

G1

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui