SELO BLOG FM (4)

Governo anuncia convocação de concursados da Polícia Civil em reunião na ALRN

FOTO: JOÃO GILBERTO

Na manhã desta quarta-feira (21), o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Coronel Araújo, participou da reunião da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública (CASPTSP) na Assembleia Legislativa do RN, onde fez um anúncio para os concursados da Polícia Civil. Durante a sessão, o secretário, com autorização da governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), confirmou que todos os candidatos aprovados no último concurso público da Polícia Civil, que já concluíram o curso de formação, serão convocados.

“Conforme decisão da governadora Fátima Bezerra, estou autorizado a dizer que a convocação será oficializada até a próxima sexta-feira (23), com detalhes a serem discutidos em reunião ainda nesta tarde com a governadora, professora Fátima”, salientou o Coronel Araújo.

O titular da segurança estadual, destacou que entre 2017 e 2022, o estado reduziu em 49,1 o número de homicídios, tornando-se o estado com a maior redução de crimes violentos letais intencionais do Nordeste e o segundo no Brasil. O secretário também mencionou que, no atual governo, já foram realizados mais de nove concursos públicos para diferentes corporações da segurança pública, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Sistema Prisional. Ele ressaltou o esforço do Executivo Estadual em meio às dificuldades financeiras e orçamentárias para contratar novos servidores.

Os deputados Coronel Azevedo (PL) e  Adjuto Dias (MDB) celebraram o anúncio e destacaram a importância da renovação da validade do concurso.

A reunião foi convocada para tratar das demandas dos concursados, que incluem a renovação do prazo de validade do concurso por mais dois anos, a nomeação dos 155 policiais civis formados desde fevereiro deste ano, convocação de mais cursos de formação para aumentar o efetivo da Polícia Civil do RN – que atualmente trabalha com menos de 40,5% do previsto na Lei Orgânica.

Votação

Antes do anúncio do Coronel Araújo, a Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública discutiu e votou em dois projetos de lei. Um dos projetos, de iniciativa do Governo do Estado, visa alterar as leis estaduais nº 7.792/1999 e nº 9.274/2009 para melhorar a recuperação da Dívida Ativa Estadual, especialmente débitos fiscais antigos com fatos geradores anteriores a 31 de dezembro de 2013. O outro projeto, apresentado pela deputada Cristiane Dantas (SDD), dispõe sobre a veiculação na internet de uma lista de pessoas condenadas por crimes de violência contra a mulher no Rio Grande do Norte, em consonância com o Agosto Lilás, campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher.

A reunião contou com a participação dos deputados Taveira, Adjuto Dias (MDB), Coronel Azevedo (PL) e Cristiane Dantas (SDD). Nilton Arruda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol-RN), e Ana Maria Ananias, representante da comissão dos classificados no último concurso da Polícia Civil, também participaram.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui