SELO BLOG FM (4)

Governadores esperam definir cronograma de vacinação com Pazuello na terça-feira

REUNIÃO ESTAVA MARCADA PARA SEGUNDA; DATA FOI ADIADA POR CAUSA DA AGENDA DO MINISTRO EDUARDO PAZUELLO. FOTO: GETTY

A reunião entre governadores e o Ministério da Saúde para tratar o cronograma de vacinação para estados e municípios brasileiros foi adiada para terça-feira, dia 12. Anteriormente a reunião estava marcada para segunda, dia 11. Em nota, Wellington Dias, governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores, informou o motivo da mudança. Segundo Dias, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tem agenda focada com equipe sobre a situação grave da pandemia em Manaus, capital do Amazonas.

Por isso, de acordo com o governador do Piauí, como a reunião trata do cronograma de vacinação no Brasil, é essencial a participação do ministro. O encontro também será feito para apresentar a programação para a qualificação de pessoal e insumos, além da distribuição por via aérea e terrestre. Além dos governadores, a reunião contará com a presença de representantes da Câmara, do Senado, do STF, da Anvisa, da Fiocruz do Butantan, dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde e de Secretarias Municipais de Saúde, bem como da Confederação Nacional dos Municípios.

O prefeito de Recife, João Campos, formalizou a intenção de compra de um milhão de doses de vacina da Covid-19 junto ao Instituto Butantan. “Caso o Ministério não mande as vacinas, teremos o memorando de um milhão de doses para a nossa cidade.” Ele também emitiu ofício ao Ministério da Saúde solicitando que profissionais de educação estejam na fase 1 do plano de vacinação para garantir o retorno seguro das aulas. Melissa Palmieri, coordenadora médica do Grupo Pardini, diz que o atual momento das vacinas traz duas expectativas. “Positiva porque temos, agora, uma vacina que já está em território e pode ser aplicada. E negativa porque estamos vendo situação da política se intrometendo no que já deveria acontecer de iniciarmos essa vacinação.”

Jovem Pan

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui