Nessa quarta-feira, a governadora Fátima Bezerra esteve reunida com o atual campeão de surfe brasileiro master, o potiguar Júnior Rocha, e o campeão brasileiro de surfe profissional, o potiguar Israel Júnior. A reunião girou em torno do incentivo à prática do esporte para transformar o surfe num símbolo do estado. Também estavam presentes Armando Diniz e Saturnino Borges, da Federação de Surf do RN, e os pais do campeão olímpico Ítalo Ferreira, Luizinho Ferreira e Katiana da Costa, representando o Instituto Ítalo Ferreira, inaugurado na praia de Baía Formosa, onde o surfista é radicado.
“Me sinto honrada em recebê-los aqui. É um orgulho para todos nós ver vocês conquistando esses espaços. Deixo aqui uma saudação em nome do povo do Rio Grande do Norte. Estamos aqui com nossa equipe do esporte, e com nossa equipe do turismo para que estejamos em permanente diálogo com vocês, pois da parte do governo do estado haverá toda a disposição para que possamos avançar nas parcerias necessárias para promover o esporte”, declarou a governadora.
Júnior Rocha conquistou o ouro no Circuito Brasileiro Master (35+), o CBSurf Itacoatiara Master 2022, realizado em Niterói (RJ), e é radicado em Tabatinga-RN. Já Israel Júnior levou o ouro no Circuito Brasileiro 2022, realizado no Ceará. O surfista é radicado em Baía Formosa-RN. Os dois campeonatos foram realizados pela Confederação Brasileira de Surf e disputados pelos melhores atletas do surfe nacional.
Além dos campeões já citados, somente este ano o Rio Grande do Norte conquistou o vice-campeonato mundial (Califórnia-EUA), com o surfista Ítalo Ferreira, a medalha de ouro do campeonato Pan-americano (Panamá), com Mateus Sena, e vale salientar que o atual campeão mundial sub-12 também é potiguar, o garoto Arthur Vilar – confirmando o protagonismo do estado no esporte, que repercute como fonte fértil e abundante de campeões, tornando-se o “celeiro do surfe” com projeção nacional e internacional.
Fátima destacou que se deve olhar para o surfe com uma visão intersetorial, ou seja, no contexto da prática de esportes, da educação e de programas voltados para o social, além de ser uma poderosa ferramenta para promoção do turismo do estado.
A governadora lembrou o Programa RN+ Esporte e Lazer, programa estadual de incentivo ao esporte, política de estado para o esporte que financia instituições através de renúncia fiscal. Trata-se do decreto estadual nº 30.901, criado em setembro de 2021, com o objetivo de financiar incentivos e projetos, de todas as modalidades, olímpicos ou paralímpicos, formais ou não formais, incluindo construções, reformas e preservação de espaços públicos destinados à prática do esporte. É uma política pública permanente de incentivo ao esporte nos moldes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e já disponibilizou o investimento de mais de R$ 5 milhões em incentivos.
Estiveram presentes na reunião o vice-governador Antenor Roberto; a secretária de Turismo do estado, Ana Maria Costa; Bruno Reis, presidente da EMPROTUR; e Canindé de França e Cézar Nunes, subsecretário e coordenador de Esporte da SEEC.