SELO BLOG FM (4)

Google lança ferramenta que informa se uma notícia é falsa no Brasil

O Google trouxe para o Brasil um recurso para reduzir a disseminação de notícias falsas. O Fact Check, que começou a ser implantado no ano passado no exterior, vai “etiquetar” publicações no buscador e no Google Notícias com a informação de que o conteúdo daquela matéria passou por uma verificação de fatos.

Como em todos os locais em que o recurso foi ativado, o Google contará com agências especializadas na checagem de fatos do Brasil. Por aqui, os responsáveis por fazer essa verificação serão Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.

O selo de verificação de fatos se junta a outras tags que a ferramenta do Google já traz há algum tempo para marcar artigos que sejam sátira, comunicados de imprensa, conteúdos opinativos, entre outros.

É a primeira ferramenta de verificação de notícias implementada no Brasil por uma empresa de tecnologia. O Facebook também tem sistemas similares, mas até o momento eles não são válidos para os usuários brasileiros.

A discussão sobre as notícias falsas tem ganhado espaço na comunidade de tecnologia nos últimos meses, impulsionadas pela eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A disseminação de conteúdo enganoso foi apontada por muitos como fator determinante para o resultado. Isso dito, a prática está longe de ser limitada a uma única visão política, e a desinformação tem sido usada tanto por apoiadores de políticas progressistas quando de conservadores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui