A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus abalou a economia brasileira (e mundial) no geral, mas principalmente o mercado automotivo. Por causa dela, tivemos uma redução de mais de 26% nas vendas de veículos, mas ainda foi melhor que o esperado pelas associações do setor.
Mesmo com o mercado menor, o Chevrolet Onix mostrou força e se sagrou heptacampeão, terminando o ano pela sétima vez consecutiva como veículo mais vendido do Brasil. A GM quase fez uma rara dobradinha, ao emplacar o Onix Plus em terceiro, logo atrás do Hyundai HB20.
Outros destaques do ano são a Fiat Strada, que ficou em quarto lugar, o interminável Volkswagen Gol em quinto e dois SUVs no top 10, o Volks T-Cross e o Jeep Renegade. Outro que evoluiu bem foi o GM Tracker, aparecendo em 13º.
Como destaques negativos, o Volkswagen Polo e Renault Kwid que despencaram no ranking e o Toyota Corolla, que não só ficou fora do top 10 novamente, como caiu três posições em relação a 2019. Sem falar em alguns modelos como Toyota Etios e Honda City nem aparecem no top 50.
Diário do Poder