
O deputado federal General Girão questionou, em suas redes sociais, a ilegalidade apontada pelo Governo do RN sobre a intervenção da Polícia Militar ocorrida nesta terça-feira, durante protesto de estudantes no IFRN.
Na ocasião, o parlamentar também criticou a decisão da governadora Fátima Bezerra em pedir o afastamento do militar que usou spray de pimenta para conter a aglomeração no ato. “Governadora Fátima, você não é mais sindicalista! Você governa uma Unidade da Federação. Bem, pelo menos deveria…”.
Nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra disse que determinou ao secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, e ao comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, “prioridade na apuração do episódio” e disse ainda que o comandante da operação foi afastado.
Logo que tomei conhecimento do lamentável ocorrido hoje, no IFRN, acionei o @CoronelAraujoPM, e o cmte da PM, cel Alarico, e determinei prioridade na apuração do episódio. O PM que conduziu a operação será afastado das atividades operacionais até q a investigação seja concluída.
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) August 11, 2020
Os estudantes contam que a Polícia Militar chegou ao local para conter o ato que, segundo eles, acontecia de forma pacífica. “Hoje, no dia do estudante, estudantes de vários grêmios estudantis decidiram construir um ato simbólico na reitoria contra a intervenção que já dura mais de 100 dias no nosso instituto. O interventor Josué decidiu chamar a PM, ao invés de conversar com os estudantes como sempre aconteceu no IFRN. O primeiro diálogo dos PMs já foi ameaçando levar a gente algemado, sendo agressivos. Depois confiscaram o celular de uma menina de forma extremamente bruta só porque ela estava gravando a atuação deles”, conta Matheus Araújo, um dos estudantes que participavam do protesto.
2. Onde está o erro? Claro que no Governo do PT, que já determinou medidas punitivas contra o PM que cumpriu a Missão em prol da segurança do prédio e das pessoas. Governadora Fátima, você não é mais sindicalista! Você governa uma Unidade da Federação. Bem, pelo menos deveria…
— ??????Deputado General Girão Monteiro (@GeneralGirao) August 11, 2020

