
Uma grande produção artística reunirá centenas de artistas com estreia nesta quinta-feira (11) na Zona Norte de Natal. O Ginásio Nélio Dias receberá, a partir das 19h, o ensaio aberto do tradicional espetáculo O Pavão Misterioso, com encenação do Ballet Municipal Professor Roosevelt Pimenta e trilha sonora ao vivo da Banda Sinfônica de Natal, na interpretação da obra clássica do maestro Gilberto Cabral.
A história será contada em forma de bailado, baseada no cordel dos escritores Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima. A cena se inicia em uma feira livre do Nordeste brasileiro, onde um jovem aventureiro e inventor de engenhocas, chamado Luiz, apaixonado, começa sua jornada em busca de seu verdadeiro amor: a princesa Creusa. Ela vivia presa em uma torre, pois seu pai não permitia que tivesse contato com ninguém. Luiz, encantado com uma foto enviada por seu irmão, logo acredita que Creusa é sua alma gêmea.
Aventura, amor e fantasia se entrelaçam na viagem do rapaz, que vive um romance proibido. Esperança, perseguições e perigos marcam os desafios enfrentados por Luiz (interpretado por Jô Ballu) em busca de seu grande amor, Creusa (interpretada por Amanda Carneiro). Ao encontrá-la, o casal finalmente alcança a liberdade e o amor verdadeiro, envoltos em invenções e inspirações típicas do romantismo e heroísmo popular da literatura de cordel.
O espetáculo contará com 145 alunos do Ballet Municipal, além de 215 profissionais da equipe técnica envolvidos na produção, sob roteiro e direção do professor, coreógrafo e chefe do Núcleo de Dança da Funcarte, Dimas Carlos. Participam ainda 58 músicos da Banda Sinfônica de Natal, sob regência do autor da obra, Gilberto Cabral.
“É um espetáculo grandioso que temos orgulho em proporcionar aos moradores da Zona Norte da cidade. Duas instituições que são verdadeiros patrimônios de Natal juntas nessa apresentação que irá engrandecer as celebrações do Natal em Natal”, comentou o prefeito Paulinho Freire. A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, acrescenta que o incremento da Banda Sinfônica de Natal à tradicional encenação da peça vai proporcionar ainda mais grandiosidade ao espetáculo.
Além do ensaio aberto desta quinta, no Ginásio Nélio Dias, na sexta-feira (12) haverá duas sessões no Teatro Alberto Maranhão, às 17h e às 19h30, desta vez sem música ao vivo. No próximo dia 28 será apresentada uma suíte da peça no Passo da Pátria, com a Sinfônica de Natal novamente ao vivo como trilha sonora.
O Pavão Misterioso integra há 10 anos o calendário dos festejos de fim de ano de Natal, reunindo dança, teatro e música para contar histórias inspiradas em emoções e tradições populares.

